sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sociedade civil e órgãos públicos se unem no combate ao tráfico de pessoas no Centro Histórico de Salvador


O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, realizou, na tarde desta terça, 07, um encontro com órgãos públicos e entidades civis para consolidação da rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Centro Histórico de Salvador – CHS.
A reunião aconteceu na sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD, no Largo do Cruzeiro de São Francisco. “Essa instituição foi criada no século 19 para proteger os negros que vinham escravizados de África. Hoje nos reunimos aqui para defender os escravizados modernos”, sentenciou o Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Ailton Ferreira.
Durante o encontro, os participantes receberam explicações sobre como atuam os aliciadores e traficantes de pessoas. Segundo a Psicóloga Cleide Costa Torres, crianças e adolescentes são os mais vulneráveis ao assédio dos criminosos. “Vivemos numa sociedade de consumo e os jovens ainda não estão preparados para resistir ao apelo econômico usado pelo aliciador”, disse Torres, enfatizando que uma das missões do Núcleo é dar atendimento especializado às vítimas garantindo sua recuperação física, psicológica e social.
Para Admar Fontes Júnior, Coordenador do NETP as principais causas do tráfico são a situação econômica, a vulnerabilidade social e a possibilidade de lucro fácil e rápido com pouco trabalho. “O Brasil é um dos maiores fornecedores de matéria traficada e o principal destino das vítimas são os países da Europa e Ásia”.
Rede – A consolidação da rede de enfrentamento já cruzou fronteiras. Com apoio o de órgãos públicos brasileiros, a cientista política e pesquisadora italiana, Valentina Vitali, está desenvolvendo projeto de cooperação internacional para combater essa modalidade de crime. “Nesse projeto trabalhamos com os dois maiores receptores de pessoas traficadas (Itália e Espanha), e os maiores fornecedores que são o Brasil e a Romênia”, disse a pesquisadora. Segundo ela, encontros como esse promovem a troca de experiência entre as instituições. “Isso ajuda a pensar em ideias e ações técnicas que venham a fortalecer a rede”.
A Presidente do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico de Salvador – Conseg-CHS, Rose Kalile, afirmou que a escola também é responsável pelo combate ao tráfico humano. “Nós trabalhamos com prevenção e isso é feito na escola.”, afirmou Kalile, que também atua como professora no CHS. “Nós promovemos a conscientização de alunos a partir dos 14 anos. Se alguém nos procura com problemas relacionados ao tema, nós encaminhamos a vítima aos órgãos responsáveis pela sua proteção”.
Combate - As decisões e ideias lançadas pelo grupo durante o encontro farão parte de um documento que irá nortear as ações da rede. Ao final do encontro, o grupo, que contou com as presenças do Presidente da SPD, Neilton Barreto, do Vereador Luiz Carlos (PRB), de representantes das polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal, da Defensoria Pública e de entidades atuantes no CHS, foi levado para conhecer as dependências do NETP, instalado há mais de dois anos na Rua Frei Vicente, no Pelourinho.
Durante a visita, guiada pela equipe do NEPT e pelo Coordenador de Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Direitos Humanos, Adriano Figueiredo, o grupo teve mais informações sobre a atuação da SJCDH no combate ao tráfico humano. “Essa é a terceira maior modalidade de crime de tráfico, ficando atrás apenas do de drogas e de armas”, disse Figueiredo. Ele também apresentou ao grupo a campanha educativa de prevenção ao tráfico promovida pelo Governo do Estado da Bahia, através da SJCDH, no início de 2013. A campanha contou com o apoio de vários artistas e personalidades baianas.

Fonte: SJCDH
Foto: Rúbia de Oliveira

Nenhum comentário: