segunda-feira, 13 de maio de 2013

Prefeito Neto Guerriere entrega medalhas aos desbravadores dos 25 anos

Neste dia 12 de maio, também Dia das Mães, Eunápolis comemora seus 25 anos de emancipação politico-administrativa, isto depois de ter sido o maior povoado do mundo e ter sido também chamado de Km 64.
 
Tendo uma parte pertencente a Santa Cruz Cabrália e outra parte pertencente a Porto Seguro, simultaneamente, o nome de Eunápolis somente veio a ser oficializado em homenagem ao engenheiro do DER-BA, Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia, Dr. Eunápio Peltier de Queiroz. A partir daí, Eunápolis iniciou a sua caminhada sozinha e até hoje é uma cidade que vem crfesce3ndo a olhos vistos e agora, o atual prefeito, em comemoração aos 25 anos da cidade, ele homenageou os pioneiros desta caravana de desbravadores, que ajudaram a cidade a chegar onde está.

A sessão solene da Câmara de Vereadores presidida pelo seu Presidente Osvaldo Pereira dos Santos, a primeira palestra foi proferida pelo Dr. Ailton Ferreira, representante do Secretário Almiro Sena e representante da Secretaria de Justiça e cidadania e Direitos Humanos, em sua palestra, foi feito um histórico da história do Brasil desde a chegada dos europeus, a soberania daqueles que impingiram aos nativos e aos negros escravos, uma espécie de soberania com o tráfico de escravos e índios. Mas foi dito também que a exclusão social e racial impõe até hoje, o diagnóstico do autoritarismo de fora para dentro de casa e a falta de diálogo, leva ao tráfico e uso de drogas, sendo que a sociedade hierarquizada determina a exclusão social de muita gente. Em sua palestra, Dr. Ailton falou sobre os direitos humanos e sua incumbência social determinante de uma postura digna no trato do ser humano.

Depois da palestra, o Presidente do legislativo eunapolitano Osvaldo Pereira, assumiu o comando da sessão e convidou a todos para a formação da mesa que foi composta por Dr. Antonio Ozório ex-Deputado Federal, o eunapolitano Allan Leite, Prefeito da cidade de Licínio de Almeida e, segundo Prefeito Neto Guerriere é a cidade em 1º lugar no IDERB, o Prefeito Neto Guerriere, a vice prefeita Maria Menezes e, o ex Vereador e ex Presidente do Legislativo Paulo Galego.

Foi convidado a discursar, o Ex Deputado Federal, Dr. Antonio Ozório Menezes Batista, vice presidente do PTB-BA e membro do PTB nacional e figura importantíssima, na emancipação de Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itabela e atualmente consultor da FGV. Dr. Antonio Ozório em seu discurso enfatizou a sua participação na emancipação de Eunápolis, elogiou a postura de muitos políticos da época e da importância também da emancipação da cidade, para que esta tivesse vida própria.

Depois teve inicio a entrega de medalhas, sendo que primeiro foram homenageados as personagens póstumas, como Alcides Lacerda e Arnaldo Guerriere, depois foram homenageados, pessoas que ajudaram a construir os alicerces de Eunápolis como Tio Lucas e o Sr. Zé Dantas e Dr. Ramos, pombalenses que aqui chegaram e deram o chute inicial no progresso que hoje descortina para todo extremo sul da Bahia. O Prefeito Neto Guerriere e o Presidente da Câmara de Vereadores Osvaldo Pereira fizeram a entrega das medalhas a todos os homenageados incluindo os atuais vereadores: Robson Rocha, Ubaldo Suzart, José Luiz Teixeira (Zé Pelanca), Ramos filho, Nádio da Roni, Jota Batista, Lucas Leite e Ueliton Morais (Tó do Cavaco). Estiveram presentes também vários Secretários Municipais, como: Roberto Martins, Alécio Viann, Arnaldo Vianna, Isnard Vasconcelos, Mauro Borges, o chefe de gabinete Rafael Oliveira, Lourival Jácome e o Apóstolo Ronilto, Flávio Vianna, Adail Brito, Jr. Bahia, Dr. Jose Carlos, Valdiran Marques, Mário Gontijo, presente também, a Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis, SPRE, Eliane Oliveira e o Presidente da CDL
Fabrício Ramos.

Um fato que não passou despercebido a ninguém, principalmente à reportagem do rota51.com, foi que, com sua simplicidade e sendo um dos primeiros vereadores de Eunápolis, do tempo que o vereador não tinha salário, foi João Cabeludo, que fez questão de cumprimentar um a um dos secretários e vereadores presentes, parta depois receber a sua medalha.

Depois foi a vez do Prefeito Neto Guerriere fazer o seu discurso, enaltecendo as figuras que ajudaram a compor o quadro emancipativo da cidade, citando o seu pai Arnaldo Guerriere, quando ele foi conta a emancipação, porque não haviam demarcado a área rural da cidade, depois do outro mapeamento, quando a área rural foi demarcada e feito o mapa da cidade, ele foi a favor e deu mostras disto dando ajuda total do processo. Como não poderia deixar de ser, Neto Guerriere fez questão de ele mesmo fazer a entrega especial de uma medalha comemorativa dos 25 anos de emancipação da cidade ao palestrante convidado Dr. Ailton Ferreira da Secretaria de Direitos Humanos, já que o slogan da festividade dos 25 anos de Eunápolis é Fé, Cultura e Cidadania. Ao terminar o seu discurso, Neto Guerriere, fez uma homenagem especial a todos eles, desejando que Eunápolis cresça mais e mais e enfatizando que seu governo fará tudo para que isto aconteça.

Ao final da solenidade, foram servidos salgadinhos do Buffet de Ricardo Costa, e refrigerantes a todos os presentes, destacando que o cerimonial que elaborou o evento foi o da Prefeitura Municipal de Eunápolis.
 
Fonte: www.rota51.com

Nenhum comentário: