terça-feira, 6 de novembro de 2012

Termo de Geminação entre Salvador e Luanda será assinado em dezembro

O prefeito João Henrique assinará, em dezembro, o Termo de Geminação entre as cidades de Salvador e Luanda, durante visita que fará a Angola. A partir deste tratado, serão fortalecidos ainda mais os laços que unem as duas cidades, assim como serão implantadas ações de cooperação em diversas áreas.

Acompanhado pelo cônsul-geral de Angola em São Paulo, Albertino de Jesus, o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manoel Cosme, esteve nesta segunda-feira (5), no Palácio Thomé de Souza. Além do prefeito, o embaixador foi recepcionado pelo secretário Municipal da Reparação, Aílton Ferreira, e pelo assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Leonel Leal.

Uma das experiências a serem levadas para a capital angolana será o combate à anemia falciforme. "Salvador é uma referência nacional no combate à anemia falciforme, e vamos levar esta ‘expertise' para Luanda. Com as duas cidades se tornando gêmeas, realizaremos um intercâmbio de experiências exitosas. Será um ato histórico para as duas cidades, que consolidará e institucionalizará os laços que nos honram e unem muito às raízes africanas", afirmou João Henrique.

Outra experiência da capital baiana que será tratada com os representantes do governo angolano é a Matrícula Informatizada Social, que ajudou a extinguir as filas enfrentadas pelos pais para realização das matrículas dos filhos. Nesse modelo, todas as escolas municipais se transformam em posto de matrícula, agilizando assim o processo.

Independência

À noite, João Henrique participou das festividades do 13º aniversário do centro cultural Casa de Angola da Bahia, e dos 27 anos de independência do país africano. Na ocasião, o prefeito assinou o termo de compromisso que confirma a intenção em tornar Salvador e Luanda cidades gêmeas, e confirmou a intenção de apoiar a iniciativa de transformar a Casa de Angola em um espaço lusófono de referência, durante os eventos internacionais que acontecerão em Salvador, a exemplo da Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

O Termo de Geminação integra as comemorações do 27º aniversário de Independência de Angola, a ser celebrado no dia 11 de novembro. "Já tivemos outros contatos e, com esta cooperação, trocaremos experiências e teremos vantagens recíprocas. Salvador é uma cidade com um forte setor de serviços, assim como no turismo. Também haverá a cooperação em setores estratégicos, a exemplo da saúde e educação", afirmou o embaixador Nelson Manoel Cosme.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário: