terça-feira, 6 de novembro de 2012

População vai escolher a logomarca do Selo da Diversidade





A população de Salvador pode escolher, até o próximo dia 27, qual será a logomarca de comemoração aos cinco anos do Selo da Diversidade, entre duas opções disponíveis. A ação foi criada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), para promover a igualdade racial nas políticas de recursos humanos de empresas públicas e privadas.


A logomarca mais votada pelo público, através do site da Semur, representará o Selo da Diversidade Étnico Racial no mercado de trabalho, entregue às organizações ou entidades que assumirão o compromisso de desenvolver ações contra a discriminação étnico racial. Essas entidades devem apresentar propostas, que serão analisadas por um comitê gestor, composto por organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo como base critérios descritos no manual do Selo da Diversidade Étnico Racial da cidade de Salvador.

Vão receber o certificado, tanto as empresas que estão participando do edital da Semur (Selo Compromisso), como as que são comandadas por afrodescendentes, ou que já atuem reconhecidamente pela garantia de vagas para a população negra, no mercado de trabalho (Selo Reconhecimento).

"O papel desta certificação é o de fortalecer e incentivar as empresas, na participação das políticas de combate ao racismo e discriminação, e ainda para que as pessoas também possam estar envolvidas nas políticas públicas do município", explica Leomar Borges, coordenador de Projetos Especiais da Semur.

Com o passar dos anos, mais empresas buscam participar desta certificação. De acordo com dados do órgão, em 2011, 47 empresas se inscreveram para obter o selo. Esse número foi mais que o dobro do ano anterior, quando 23 empresas receberam a certificação.

Adesão

Para obter a certificação, as empresas devem se candidatar, a partir da publicação do edital lançado a cada ano pela Semur, em geral no segundo semestre. Ao se inscrever no edital, elas assumem o compromisso de valorização da diversidade e devem apresentar um plano de ação, através do qual vai demonstrar de que forma pretende atuar para promover a igualdade racial, entre seus funcionários.

Ao buscar a adesão ao projeto, a empresa recebe o Selo Compromisso e tem seu trabalho avaliado durante um ano, pelo Comitê Gestor do projeto, composto por 21 organizações institucionais e representantes da sociedade civil. Fazem parte do comitê gestor do Selo da Diversidade a Semur, Sebrae, Conselho Municipal da Comunidade Negra, Ordem de Advogados do Brasil (secção-Bahia) e Ministério Público, entre outras instituições.


Fonte: Secom

Nenhum comentário: