sexta-feira, 27 de julho de 2012

Noite de premiação às Mulheres Negras

A cerimônia de homenagem às Mulheres Negras promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) lotou o Centro Cultural da Câmara de Vereadores na última quarta-feira (25). Em sua terceira edição, o evento deste ano premiou com o troféu Dra. Edialeda Salgado, 20 mulheres negras que obtiveram títulos de mestra e doutora nas diversas áreas de conhecimento 

Compuseram a mesa do Centro Cultural da Câmara de Vereadores, o Secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira e seu Subsecretário, Edmilson Sales, representantes da Superintendência de Políticas para as Mulheres, da Reitoria da Universidade Católica do Salvador, do Conselho Municipal das Comunidades Negras, da Policia Militar da Bahia e a ex-reitora negra da Uneb, Ivete Alves do Sacramento. Estavam presentes no evento mais de 300 pessoas, entre elas Clarinho Silva, representantes da Fundação Palmares, da Sociedade Protetora dos Desvalidos, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral, Shopping Barra, Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Negra Jhô entre outras personalidades.
 
Entre as escolhidas estava a mestra em educação Ivete Alves do Sacramento, eleita em 2002, a primeira reitora negra do Brasil e conhecida nacionalmente pela defesa do sistema de cotas na UNEB, onde gestou por oito anos. Em seu discurso ela destacou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para inserir na Universidade. “Não é fácil abdicar da família, da vida social para seguir uma carreira acadêmica numa universidade pública, com quantidade de vagas muito restrita”, completou Ivete Sacramento.

O secretário Ailton Ferreira considerou a noite do dia 25 como a mais feliz da gestão. “A noite ficou marcada pelo reconhecimento da cidade de Salvador na contribuição das mulheres para o seu desenvolvimento. Iniciamos premiando líderes comunitárias, servidoras públicas, quituteiras, artífices, motoristas, policiais e agora as mestras, doutoras. Oferecemos à cidade a força das mulheres e consolidamos a agenda, a data 25 de julho. As próximas gestões terão o legado” ressaltou Ailton Ferreira. 


Marco de Resistência

A data escolhida como marco de resistência da mulher negra, durante o I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, o 25 de julho foi o mesmo instituído pelo prefeito João Henrique, através da Lei 7.440/2008, como o Dia Municipal da Mulher Negra.
  
Edialeda Salgado foi a primeira mulher negra a ocupar uma secretaria de Estado no Brasil. Médica nascida no Rio de Janeiro, foi presidente do Movimento Negro do PDT e fundadora do Partido. Lutadora em prol dos direitos das mulheres negras e figura determinante no movimento de conquistas das mulheres, Edialeda foi organizadora do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, realizado no Equador em 1984.
 

A ativista integrou o Gabinete Civil do presidente João Goulart, morreu em janeiro de 2010, vítima de infarto, e sempre fez questão de destacar em seus discursos que “os negros independente de sua pele negra parda ou mais clara, precisam se assumir como afro-descendentes e se orgulhar sempre de suas raízes... A grande arma dos negros é o conhecimento da luta, da história e da sua vida no Brasil”.
 
Homenageadas
 
Foram homenageadas treze Mestras, cinco Doutoras e uma pós–Doutora, além da palestrante mestra, Ivete Alves do Sacramento - Mestra em Educação - Eleita, em 2002, a primeira reitora negra do Brasil, pela UNEB. Conhecida nacionalmente pela defesa do sistema de cotas na UNEB onde gestou por oito anos, com flores e troféus.  Foram elas: A professora e doutora, Ana Célia da Silva; Mestre em Educação e militante negra, Ana Cristine Conceição Santos; Mestra em Educação, Andréa Reis de Jesus; Coordenadora do CEPAIA - CENTRO DE ESTUDOS DOS POVOS AFRO-ÍNDIO-AMERICANOS, Claúdia Rocha; Doutora em Educação e professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Delcele Mascarenhas Queiroz; Doutora em Sociologia - professora leciona na Universidade Estadual da Bahia, Eliene Gomes dos Anjos; Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social, Isabel Alice de Pinho; Mestra em Educação pela UFBA, Juvanete Santos de Souza; Mestra em saúde materno/infantil, área saúde coletiva, Liliane de Jesus Bittencourt; Mestra em Pedagogia Profissional, Lucia Maria de Oliveira; Mestra em Educação, Maria Durvalina Cerqueira Santos; Doutora em Letras e Lingüística, Mestra em Educação, Maria Nazaré Mota de Lima; Mestra em Nutrição, Nadja Gomes de Santana; Pós-Doutora em Comunicação e Cultura, Narcimária Córeia do Patrocínio Luz; Mestra em Educação Social, Penha Lúcia Correia Pires; Mestra em Estudos Feministas, Rosangela Costa Araújo; Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Silvana Santos Bispo; Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, Solange Maria dos Anjos Gesteira e a Mestra em Ciências Sociais, Vilma Maria Santos Reis.

 
 

Nenhum comentário: