quinta-feira, 24 de abril de 2014

SJCDH e Ministério da Justiça lançam a Campanha Coração Azul


Foi lançada ontem (23), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, a Campanha Coração Azul. A ação promovida em parceria entre o Ministério da Justiça e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) aconteceu durante a IX Reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (NETP), que acontece na capital baiana até amanhã (25).
Artistas baianos como Ivete Sangalo, embaixadora da campanha, Saulo Fernandes, Dan Miranda e Márcio Vitor vestiram a camisa e participaram da ação que diz não ao crime que transforma pessoas em objetos. “Considero relevante qualquer tipo de movimento como esse em todo lugar, especialmente na Bahia onde os índices são bastante elevados”. declarou  o cantor Tatau.
Até mesmo artistas nacionais como Nando Reis e Maria Gadú também cederem suas imagens para a campanha.
O Brasil é um dos integrantes da Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas. Com a adesão, o país se compromete a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas.
IX Reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante
O primeiro dia do encontro contou com a participação de autoridades e coordenadores dos núcleos e postos dos 16 estados da federação. Entre os objetivos do encontro, que segue até o dia 25, está o fortalecimento da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o intercâmbio, troca de experiências e disseminação de boas práticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
O encontro conta com a presença do Secretário Nacional  de Justiça, Paulo Abrão, que na ocasião, declarou que a ação reforça o posicionamento do governo em não admitir que pessoas sejam vendidas como objetos. Também participou do encontro o Secretário da SJCDH em exercício, Reginaldo Silva. “Em março de 2011, inauguramos o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado da Bahia, montamos nossa equipe que avançou e cresceu” disse.
 Também durante o encontro foi exibido o documentário “Tráfico de Pessoas: A Escravidão Moderna”, que conta a história de uma baiana que foi convencida a ir para Europa com a promessa de melhoria de vida financeira e foi explorada sexualmente. Com o intuito de conscientizar os jovens, o documentário será exibido em escolas públicas de Salvador.

Fonte: SJCDH

Nenhum comentário: