quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mostra de cinema sobre tráfico de pessoas segue até a próxima quarta

Teve início nesta segunda-feira (16), no auditório da Sociedade Protetora dos Desvalidos, no Pelourinho, a I Mostra de Filmes do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/BA, realizada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Até a próxima quarta-feira (16), serão exibidos, gratuitamente, sempre às 14 h, filmes que tratam da realidade de  vítimas do tráfico humano em todo o mundo.

A abertura da mostra contou com a presença do superintendente de Apoio e Proteção aos Direitos Humanos (SUDH), Ailton Ferreira, que alertou para uma das práticas criminosas que mais violam os direitos humanos. “Pessoas estão articuladas em redes criminosas e precisamos fortalecer as nossas comunidades”, disse.

Foi exibido o filme Sonhos Roubados, uma produção brasileira que narra história de jovens que eventualmente se prostituem para satisfazerem as suas necessidades de consumo, mas continuam sonhando com dias melhores. A plateia foi composta por estudantes, sociedade civil organizada e representantes do poder público.

Até o dia 22 deste mês, a SJCDH, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia, realiza atividades, de caráter preventivo, em alusão ao 23 de setembro: Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.No próximo domingo será realizada a Caminhada Coração Azul com concentração no Cristo com direção ao Farol da Barra, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema.
  
Tráfico de pessoas

O tráfico de pessoas movimenta cerca de R$ 32 bilhões em todo mundo. De acordo com dados com dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC), em parceria com o Ministério da Justiça, aproximadamente 3 milhões de pessoas são vítimas do tráfico humano em todo o planeta. Esse número pode ser ainda maior, já que muitas vítimas têm medo ou vergonha de denunciar o crime.

A Bahia foi o nono estado a ter um Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-BA). A unidade baiana foi inaugurada em fevereiro de 2011 e, desde então, funciona no Pelourinho. Além da prevenção, o NETP desenvolve seu trabalho na perspectiva de repressão ao crime organizado e elaboração de uma série de programas sociais.

Fonte: Site da SJCDH

Nenhum comentário: