sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Caminhada de conscientização contra o tráfico de pessoas ocorrerá neste domingo



Neste domingo, 22, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promove, através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), a Caminhada Coração Azul com concentração marcada, às 9h, no Cristo em direção ao Farol da Barra, em Salvador. O objetivo é chamar a atenção da população para o crime de tráfico de pessoas.
O evento é parte da programação feita pela SJCDH, em alusão ao 23 de setembro: Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A campanha Coração Azul visa a conscientização para luta contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade.
O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.
De acordo com informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), esse tipo de tráfico é apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo que vitima cerca de 2,5 milhões de pessoas, movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano.
O Tráfico de Pessoas viola os direitos humanos e é um crime que envolve outras práticas criminosas como à exploração de mão-de-obra escrava, exploração sexual comercial além de quadrilhas transnacionais especializadas em remoção de órgãos. O mesmo estudo do UNODC indica que a exploração sexual é a forma de tráfico de pessoas com maior frequência (79%), seguida do trabalho forçado (18%), atingindo, especialmente, crianças, adolescentes e mulheres
SERVIÇO
EVENTO: Caminhada Coração Azul contra o tráfico de pessoas
DATA: 22 de setembro.
HORA: 9h.
LOCAL: Concentração em frente ao Cristo da Barra.
CONTATO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Danielle Rodrigues 3115-4159 ou 3115-4118 / 9618-7320.

Fonte: Site da SJCDH

Nenhum comentário: