sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Deputada debate violência contra jovens na Assembleia Legislativa

“Estamos num país que está superando uma herança de abandono e falta de perspectiva. Erradicar a fome é uma meta essencialmente cristã. Afinal, como falar em desenvolvimento do país se nossos irmãos não tem o que comer? É uma meta que nos projeta em outro padrão civilizatório. Mas como fazer isso? Como acabar com a pobreza? E o que isso tem a ver com a juventude?”, questionou a deputada estadual Maria del Carmen, proponente do seminário “Políticas Públicas e a Prevenção à Violência Contra Jovens” realizado na Assembleia Legislativa na última quarta feira, 24 de julho.
Representante do Centro Afro Promoção Defesa da Vida Ezequiel Ramin (Capdever), Roberjane Nascimento destacou que as bandeiras em defesa da vida, do negro, da criança e dos jovens estão ganhando destaque agora, mas esta luta acontece há muitos anos. Ela sinalizou que “Salvador está sofrendo com a morte de muitos jovens e adolescentes e é necessário investir em educação, em áreas de lazer e incentivo à cultura”.
“Temos investido nos jovens, eles estão conosco, acreditamos que maiores investimentos na educação são necessários para melhorar a qualidade de vida e diminuir o índice de criminalidade entre os jovens,” reforçou a coordenadora da ONG Conexão Vida, Edineide dos Santos. O superintendente de Direitos Humanos da Secretária de Justiça, Ailton Ferreira, acrescentou que a estrutura familiar é a maior e melhor solução para acabar com a violência e uso das drogas.
“O Brasil tem instituições sérias que trabalham com crianças e adolescentes e nós precisamos nos aliar a elas, dar suporte e ter maior comprometimento. O Brasil precisa construir uma política pública direcionada para os jovens, mas não podemos esquecer que a família é a base de tudo. É preciso primeiro cuidar das famílias, para, então, investir em educação inclusiva que forme bons cidadãos”, defendeu o deputado federal Nelson Pelegrino.
“Tenho convicção que estão sendo criadas as condições para termos um país ainda mais justo e fraterno nas próximas décadas. O que nós estamos construindo dever ser plenamente alcançado pela geração destes que ainda não completaram 30 anos e isso só será possível com investimento maciço na juventude”, concluiu Maria del Carmen.
A mesa de debates foi composta ainda pela coordenadora da Pastoral Menos, Maria Bastos; a coordenadora da Pastoral da Sobriedade Juvenil da Paróquia Santa Virgem Maria de Nazaré, Cláudia Ferreira; o presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Waldemar Oliveira; o presidente do “Progretto Agatha Smeralda Onlus”, professor Mauro Barsi; o presidente da Associação Lorenzo Guarniere, Stefano Guarnieri; a secretária Municipal de Reparação, Ivete Sacramento; e o Articulador Nacional do Plano Juventude Viva na Bahia, Geovan Adorno Braz.
Fonte: Site da deputada Maria del Carmen

Nenhum comentário: