segunda-feira, 9 de julho de 2012

Fórum debate perspectivas e estratégias da Copa 2014

A Prefeitura do Salvador participou, nesta segunda-feira (9), do II Fórum Ações e Estratégias das Instituições Governamentais na Realização da Copa e suas Expectativas para a População. O encontro, promovido pela Comissão Especial de Acompanhamento dos Empreendimentos da Copa, da Câmara Municipal de Salvador, foi realizado no Centro Cultural da Casa Legislativa e contou com a participação de diversas autoridades envolvidas nos preparativos do evento esportivo de 2014 e representatividades da sociedade civil.

O gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da Fifa (Ecopa), Leonel Leal, esteve entre os palestrantes e falou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela administração municipal para colaborar com a Copa da Mundo, a exemplo da requalificação da iluminação pública, capacitação profissional e ampliação do sistema de videomonitoramento.

Para Leal, a realização da Copa de 2014 deve ser compreendida como um compromisso de todos. "É preciso o envolvimento da comunidade para que, dentro do planejamento estratégico desenvolvido pela Prefeitura, possamos alcançar um bom resultado", afirmou.

Já o secretário da Reparação (Semur), Ailton Ferreira, chamou a atenção para as oportunidades de geração de emprego e renda, fortalecimento do turismo e da economia criativa da população negra. Além disso, falou sobre o Observatório Racial da Copa e da importância de campanhas de sensibilização, para a prevenção de todo o tipo de discriminação.

De acordo com o secretário, a proposta - semelhante ao Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e LGBT - tem o propósito de incentivar o sentimento de igualdade e prevenir conflitos preconceituosos, durante a Copa do Mundo de 2014.

Ferreira destacou também que a Copa deve ser utilizada como forma de inserir o povo negro na formação e no aproveitamento da mão de obra. "Vamos buscar o aperfeiçoamento do documento oficial e firmar parcerias para a formação de mão de obra qualificada, de modo a promover a inserção desses profissionais no evento", completou.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário: