quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ativismo e Protagonismo Negros


 Por Dalmo Oliveira






O secretário Ailton Ferreira teve uma agenda intensa em João Pessoa
 No sábado, 7, Ailton Ferreira participou de reuniões com ativistas do movimento negro paraibano. Na parte da manhã ele dialogou com lideranças de religiões da matriz africana, representantes da Pastoral Afro, mulheres negras e de pessoas com doença falciforme.
Uma das discussões aprofundadas com os militantes foi a questão da necessidade de se promover em João Pessoa encontros para o diálogo inter-religioso, entre sacerdotes das religiões de matriz africana, com líderes cristãos, católicos, budistas etc. 

A visita do gestor soteropolitano abriu portas para um
intercâmbio mais perene entre baianos e paraibanos
À tarde, o gestor baiano concedeu entrevista ao programa radiofônico Alô Comunidade, na Rádio Tabajara AM, onde pode responder perguntas dos ouvintes sobre a questão das cotas raciais nas universidades entre outros temas.

No domingo, 8, o secretário visitou os terreiros Ilé Axé Omidewá, no Valentina Figueiredo e de Mãe Chaguinha, em Mangabeira, onde pode conhecer mais de perto as comunidades tradicionais da cidade. Em Mangabeira, Ferreira fez reunião com militantes da capoeira e da religião, discutindo temas mais políticos como democratização da comunicação, saúde da população negra e tradições afro-brasileiras. 

Nenhum comentário: