quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Semur busca apoio para Observatório da Discriminação Racial


O Secretário da Reparação Ailton Ferreira se reuniu na manhã de ontem com a delegada Cely Carlos, titular da Delegacia da Mulher, para firmar mais uma parceria para a atuação do Observatório da Discriminação Racial no Carnaval deste ano de 2011. Já confirmaram também participação e apoio a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi), a Assessoria de Relações Internacionais do Município, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Ministério Público Federal do Trabalho e o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps).

Programa cujo objetivo é mapear dados que comprovem a existência de ações discriminatórias, sejam elas de origem racial, de gênero ou homofóbicas, O Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e Combate à Homofobia é uma ação da Prefeitura do Salvador, realizada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), cuja proposta é reduzir as desigualdades ocorridas durante a maior festa de rua do planeta.

No primeiro ano de atuação, em 2006, o Observatório foi instalado no circuito Osmar, onde diversas ocorrências de racismo e discriminação racial foram registradas por grupos observadores distribuídos nos circuitos onde acontecem o evento, fato que desmistificou o conceito equivocado de que o carnaval é uma festa democrática.

Desde a implantação que o programa vem desenvolvendo e adotando novas medidas de reparação. A proposta do Observatório é construir indicadores que sejam utilizados como subsídios para a formulação e implantação de políticas públicas que objetivem a prevenção de discriminação e desigualdade ocorridas durante o carnaval.

Ascom/Semur

Nenhum comentário: