domingo, 16 de novembro de 2008

Novembro Negro e outros eventos

01 de Novembro 1814

Morre, no Rio de Janeiro, o poeta Manuel Inácio da Silva Alvarenga.

01 de Novembro 1880

Circula no Rio de Janeiro, o primeiro número de "O Abolicionista", órgão da "Sociedade Contra a Escravidão".

01 de Novembro 1922

Morre aos 45 anos, no Rio de Janeiro, o escritor Afonso Henrique de Lima Barreto.

"Nasci pobre, nasci mulato... Pairei sempre no ideal; e se este me
rebaixou aos olhos dos homens, por não compreenderem certos atos desarticulados
da minha existência, entretanto elevou-me aos meus próprios, perante a minha
consciência, porque cumpri o meu dever, executei a minha missão, fui poeta.”

Lima Barreto

02 de Novembro de 1983

O presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan sanciona um projeto que torna a terceira segunda-feira de janeiro, feriado nacional em homenagem ao nascimento do líder negro Martin Luther King Jr.

03 de Novembro de 1930

Getúlio Vargas assume o poder como chefe do governo provisório, acabando com a República Velha. Tem-se início a “Era Vargas”.

03 de Novembro de 1918

Nasce no bairro de Cascadura (RJ), o cientista Sebastião José de Oliveira, curador da Coleção Etimológica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

04 de Novembro de 1975

Assembléia Nacional do MNU - Movimento Negro Unificado - realizada em Salvador (BA) declara 20 de Novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, Dia Nacional da Consciência Negra.

05 de Novembro de 1987

O Governo sul-africano anuncia a libertação de um dos líderes históricos do Congresso Nacional Africano, Goban Mueke, condenado à prisão perpétua vinte e quatro anos antes.

06 de Novembro de 1866

Decreto Imperial determinando a alforria de todos od escravos que servissem ao Exército.

07 de Novembro de 1967

Carl Stokes de Cleveland e Richard Hatcher de Gary tornam-se os primeiros prefeitos negros das principais cidades dos Estados Unidos.

08 de Novembro de 1878

Nasce em Indianópolis (EUA), Marshall Walter Taylor, Major Taylor, o mais rápido corredor de bicicletas do mundo durante 12 anos.

08 de Novembro de 1979

Mais de 100 sociólogos, pesquisadores e entidades negras encaminham manifesto ao IBGE exigindo a inclusão do item cor no recenseamento de 1980.

09 de Novembro de 1731

Nasce, nos Eua, Benjamin Banneker, inventor que, entre outras criações, concebeu o primeiro relógio de corda.

10 de Novembro 1943

Vargas decreta a consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

11 de Novembro de 1838

As forças do Governo, sob o comando de Caxias, conseguem destruir o Quilombo de Manuel Congo.

11 de Novembro de 1975

Independência da Angola

11 de Novembro de 1980

Independência do Zimbabuwe.

11 de Novembro de 1987

O presidente de Níger Seyne Kountché morre em Paris, depois de governar o país por 13 anos.

12 de Novembro de 1904

Desencadeia nas ruas do Rio de Janeiro a Revolta da Vacina.

12 de Novembro de 1941

Madame Lilian Evanti, cantora de ópera, funda a Companhia Nacional de Ópera Negra nos Estados Unidos.

12 de Novembro de 1941

Nasce no bairro do Méier (RJ), o cantor e compositor João Baptista Nogueira Jr. _ João Nogueira, autor, entre muitos sucessos de "Nó na Madeira" (João Nogueira e Eugênio Monteiro), "O Homem de um braço só", Sonho de Bamba", "Poder da Criação".

12 de Novembro de 1942

Nasce no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Paulo César Batista de Faria - Paulinho da Viola, considerado um dos mais talentos compositores brasileiros. Autor de "Sinal Fechado", "Argumento", "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", "Eu Canto um Samba".

13 de Novembro de 1982

Morre aos 92 anos, sozinho, Vicente Ferreira Pastinha - Mestre Pastinha, o maior capoeirista do Brasil.

"O segredo da Capoeira morre comigo; e muitos outros mestres. E o que há hoje é muita acrobacia e pouca capoeira. Capoeira é amorosa, não é perversa. Capoeira não é minha, é dos africanos. É mandinga de escravo africano no Brasil. Um costume como qualquer outro. Um hábito cortês que criamos dentro de nós, uma coisa vagabunda."

Mestre Pastinha

14 de Novembro de 1890

Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão “em homenagem aos nossos deveres de fraternidade com a grande massa de cidadãos que, pela abolição do elemento servil, entrava em comunhão brasileira”.

15 de Novembro de 1889

Proclamação da República

15 de Novembro de 1982

Após os anos de exílio e a fundação do PDT, Brizola é eleito pela 1ª vez Governador de Estado do Rio de Janeiro, vencendo até mesmo um complô para fraudar as eleições que ficou conhecida como “ O Escândalo da Proconsult” .

16 de Novembro de 1978

Morre aos 43 anos, no Hospital Cardoso Fontes, Jacarepaguá (RJ), o cantor e compositor Antônio Candeia Filho - Candeia.

18 de Novembro de 1814

Morre Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho, entalhador, arquiteto e escultor barroco, na Cidade de Ouro Preto (MG).

18 de Novembro de 1890

Publicação no Diário Oficial do despacho de Rui Barbosa de 14/11/1890, ordenando a queima de livros e documentos referentes a escravidão no Brasil.

19 de Novembro de 1878

Nasce o ator Charles S. Gilpin.

19 de Novembro de 1992

Tem início na UERJ o evento Rio AXÉ FESTIVAL. O evento teve duração de 07 dias, com exposições, palestras, projeções de filmes e muitas outras atividades, al~em de shows com artistas do quilate de Tim Maia, Sandra de Sá, Ed Motta, Martinho da Vila entre tantas outras estrelas.

20 de Novembro

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

20 de Novembro de 1695

Depois de resistir pôr quase duzentos anos é destruído o Quilombo doa Palmares, o maior e mais famoso da história brasileira. O Quilombo dos Palmares situado na Serra da Barriga, AL, foi a primeira experiência socialista de fato do mundo. Neste dia que hoje a comunidade afro-descendente, comemora como o dia da Consciência Negra, foi assassinado o protomártir da liberdade do negro no Brasil: Zumbi dos Palmares

20 de Novembro de 1986

Fundação do Memorial Zumbi, na Serra da Barriga, (AL)

20 de Novembro de 1995

Realiza-se em Brasília (DF), o primeiro Encontro Nacional das Comunidades Remanescentes de Quilombos. (1995)

22 de Novembro de 1910

Marinheiros se revoltam contra os castigos físicos: João Cândido o “Almirante Negro”, liderou a revolta das chibatas.

Os castigos físicos, abolidos na Marinha do Brasil um dia após a Proclamação da República, foram restabelecidos no ano seguinte (1890), estando previstas:
"Para as faltas leves, prisão a ferro na solitária, por um a cinco dias, a pão e água; faltas leves repetidas, idem, por seis dias, no mínimo; faltas graves, vinte e cinco chibatadas, no mínimo."
Os marinheiros nacionais, quase todos negros ou mulatos comandados por uma oficialidade branca, em contato cotidiano com as marinhas de países mais desenvolvidos à época, não podiam deixar de notar que as mesmas não mais adotavam esse tipo de punição em suas belonaves, considerada como degradante. O uso de castigos físicos era semelhante aos maus-tratos da escravidão, abolida no país desde 1888. Paralelamente, a reforma e a renovação dos equipamentos e técnicas da Marinha do Brasil eram incompatíveis com um código disciplinar que remontava aos séculos XVIII e XIX. Essa diferença foi particularmente vivida com a estada dos marujos na Inglaterra, em 1909, de onde voltaram influenciados não só pelas lutas dos colegas britânicos mas também pela revolta dos marinheiros da Armada Imperial Russa, no Encouraçado Potemkin, ocorrida poucos anos antes, em 1905.
Ainda na Inglaterra, o marinheiro João Cândido Felisberto formou clandestinamente um Comitê Geral para organizar a revolta, que se ramificaria depois em vários comitês revolucionários para cada navio a entrar em motim, e que se reuniam no Rio de Janeiro entre 1909 e 1910. Em 1910 juntou-se a este comitê o marinheiro Francisco Dias Martins, vulgo "Mão Negra", que tinha facilidade para escrever, e tinha ficado famoso por uma carta, sob este pseudônimo, aos oficiais contra a chibata em recente viagem ao Chile.

22 de Novembro de 1988

Dia do Almirante Negro (Marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, 1910), Instituído por Lei Municipal (RJ) n. 1234 de 12/05/88, de autoria do Vereador Jorge Ligeiro.

22 de Novembro de 1930

Elijah Muhammed funda em Detroit (EUA) a Nação do Islã.

24 de Novembro de 1861

Nasce , nos EUA, Scott Jopplin, considerado o “Rei dos compositores de ragtime”.

24 de Novembro de 1861

Nasce, em Desterro, Santa Catarina, o maior poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Souza.

25 de Novembro de 1915

Nasce no bairro de Laranjeiras (RJ), o maestro, músico, intérprete, trombonista, Raul Machado de Barros - Raul de Barros, compositor do samba antológico "Na Glória".

25 de Novembro de 1975

Independência do Suriname.

25 de Novembro de 1978

Lançamento em São Paulo dos Cadernos Negros

26 de Novembro de 1993

Morre em Paris, aos 78 anos, o ator Sebastião Bernardes de Souza Prata - Grande Othelo, glória da dramaturgia brasileira

“Otelo sempre me convenceu, como nenhum outro ator. Conseguiu ultrapassar todos os preconceitos. Ele foi o primeiro Sancho Pança Negro”.

Bibi Ferreira

27 de Novembro de 1916

É registrado no segundo livro de registro de direitos autorais da Biblioteca Nacional, folha 217, com o n 2 295, a música Pelo Telefone. Primeiro samba gravado no Brasil.

27 de Novembro de 1942

Nasce às 10h e 15m, em Seattle, Washington (EUA), o músico James Marshall Hendrix, Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas do mundo.

28 de Novembro de 1960

Independência da Mauritânia.

29 de Novembro de 1905

Publicação nos Estados Unidos do jornal negro "The Chicago Defender".

30 de Novembro de 1966

Independência de Barbados.

30 de Novembro de 1975

Criação do Partido da Revolução Popular do Benin - PRPB, pelo Presidente Mathieu Kerekou.

Nenhum comentário: