quinta-feira, 12 de junho de 2008

Monumento a Zumbi dos Palmares em Salvador



Zumbi guerreiro dos Palmares

No último dia 30 foi inaugurada no centro de Salvador, a estátua de Zumbi dos Palmares. O ato solene bem na Praça da Sé, contou com as presenças do Bloco Ilê , do cantor Lazzo Matumbi, que cantou o Hino Nacional,da Banda A Mulherada ,do coral da Polícia Militar , que executou o hino da Independência, do prefeito de Salvador, João Henrique, dirigentes e líderes políticos do Movimento Negro, Irmandades Religiosas, Sacerdotes de Religiões de Matrizes Africanas e de crianças que descerraram a placa oficial.

Estão de parabéns Mônica Kalile, líder da Mulherada, Lázaro Duarte, idealizador do projeto e todo o movimento negro baiano.

Salvador possui 168 monumentos, dos quais apenas cinco homenageiam mártires negros:
Nelson Mandela, na Liberdade, escultura a Zumbi dos Palmares, Largo do Retiro, Mãe Preta, Boca do Rio, Mãe Runhó, Engenho Velho da Federação, Mestre Bimba, Amaralina e Zumbi dos Palmares, Praça da Sé.


Um comentário:

Egídio disse...

Parece que se cometeu um erro involuntário ou não no que concerne aos fatos históricos, na placa fixada no pedestal está (...líder democrático...)não mesmo, se ele foi líder do quilombo de 1678 até a sua morte em 1695 (pode ter sido justo, honesto, sábio e etc...).
Contudo o monumento dedicado a Zumbi dos Palmares é devido e extremamente oportuno. Resgata e valoriza uma parte preponderante de nossa história, que normalmente falha no momento de ser ensinada. Mesmo que esquecida, foi decisiva para a nação que somos hoje.

Egídio