sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sepromi participa dos festejos de 2 de julho

A equipe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) participou nesta quinta-feira (2), em Salvador, dos atos e festividades oficiais dos 192 anos da Independência da Bahia, que movimentaram a capital reunindo autoridades, artistas, estudantes, turistas, movimentos sociais e população em geral. A programação começou no Largo da Lapinha, com hasteamento das bandeiras nacional, estadual, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Em seguida foram depositadas flores no busto do general Labatut.
Na sequência, acompanhando o governador Rui Costa, secretários estaduais e servidores, a titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, caminhou no tradicional cortejo que tem à frente os carros do Caboclo e da Cabocla, rito que é realizado todos os anos pelos baianos. A secretária disse que as comemorações do 2 de Julho servem para reanimar os ideais de luta e liberdade. “O processo de independência é um exercício de todos os dias, inclusive através da construção do diálogo, da manutenção da democracia e, sobretudo, no combate às intolerâncias e na efetivação políticas que promovam a igualdade racial e as reparações históricas”, afirmou.
A secretária destacou o tema do desfile deste ano, que faz uma homenagem às “Guerreiras da Independência”, a exemplo de Maria Felipa, segundo ela, um dos maiores referenciais nas lutas libertárias da Bahia. Trabalhadora braçal, pescadora e marisqueira, Maria Felipa de Oliveira liderou um grupo composto por outras mulheres negras, além de homens de diversas etnias, em batalhas contra os portugueses que atacavam a Ilha de Itaparica, a partir de 1822. Construiu trincheiras, organizou o envio de mantimentos para o Recôncavo e participou de conflitos.
Para o governador Rui Costa, o 2 de Julho simboliza a raça, determinação e coragem, além do desejo de liberdade do povo baiano. “Aqui se materializou a Independência do Brasil, não só da Bahia. Espero que, não muito longe, haja um reconhecimento nacional dessa data”, disse Rui, que já chegando ao Pelourinho foi conduzido pela secretária Vera Lúcia Barbosa à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, quando conversaram com religiosos e integrantes da Irmandade.
Homenagens – A secretária da Sepromi participou, ainda, dos ritos oficiais na Praça Dois de Julho (Campo Grande), que contou com a recepção às imagens do Caboclo e da Cabocla, além de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. O governador e outras autoridades também depositaram coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho. No mesmo local, Gabriela Vita Souza, campeã baiana de atletismo, chegou à praça com o fogo simbólico e acendeu a pira, ritual que se cumpre todos os anos. Ela usou uma tocha que é conduzida desde a cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, percorrendo as principais cidades envolvidas nas lutas pela independência.
Em seguida, o Governo do Estado lançou o novo site da Biblioteca Virtual Dois de Julho, que leva o nome de Consuelo Pondé, em homenagem à historiadora que presidiu o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) por 19 anos e faleceu no último mês de maio, considerada uma das maiores personalidades na área da defesa, preservação e memória da nossa história. “As pessoas que viveram ou vivem pelo fortalecimento da cultura da Bahia e das nossas raízes precisam ser lembradas, enaltecidas e eternizadas. O trabalho de Consuelo tem nossa homenagem e reconhecimento”, afirmou o governador, diante dos familiares da homenageada.
O evento contou, ainda, com a presença de pesquisadores, historiadores, artistas, ativistas do movimento negro, além onte: Sedo dirigente da FPC, Zulu Araújo, da titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, dos secretários da Cultura, Jorge Portugal, do Turismo, Nelson Pellegrino, e de Comunicação Social, André Curvello, dentre outras autoridades.
Fonte: Sepromi

Nenhum comentário: