sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sepromi recebe grupo de lideranças quilombolas da Bahia

Dez lideranças que fazem parte do Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas (CEAQ) da Bahia foram recebidas na tarde desta terça-feira (10), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), pelo coordenador de Políticas para Comunidades Tradicionais (CPCT), Ailton Ferreira, que representou a titular da pasta, Vera Lúcia Barbosa, na ocasião.
Segundo o presidente do CEAQ, João Evangelista, a visita teve como objetivo acompanhar a elaboração do plano de trabalho do programa Brasil Quilombola na Bahia, importante mecanismo de articulação de políticas públicas para o segmento, que foi aderido pelo governo baiano no ano passado. “A nossa expectativa é que o Conselho, enquanto representante legal dos quilombolas, possa continuar contribuindo com a pauta e que as ações sejam realizadas com celeridade”.
O plano de trabalho está em fase de finalização e possui quatro eixos, que são acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, e direitos e cidadania. A Bahia é um dos estados com o maior número de comunidades quilombolas – 616 certificadas pela Fundação Cultural Palmares, que serão contempladas com uma série de iniciativas dos governos federal e estadual, a partir do programa.
As lideranças também colocaram em pauta a necessidade de cursos de capacitação para elaboração de projetos e melhorias no ensino para juventude. Também foi discutida a reestruturação do Grupo Intersetorial para Quilombos (GIQ) e da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT). Estiveram presentes representantes dos municípios de Seabra, Senhor do Bonfim, Itacaré, Malhada, Ibipeba, Camamu, Jeremoabo e Vitória da Conquista.

Fonte: Ascom/Sepromi

Nenhum comentário: