segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Livro e documentário "Mulheres de Axé"concorrem a prêmio internacional

O livro e documentário ‘Mulheres de Axé’, que registram a trajetória de vida de religiosas de matrizes africanas da Bahia, estão concorrendo à 18ª edição do Brazilian International Press Awards, nas categorias ‘Literatura’ e ‘Cinema & Vídeo’. A premiação é voltada para artistas, personalidades, entidades e iniciativas que representam e promovem o Brasil nas mais diversas regiões dos Estados Unidos. O voto popular pode ser realizado até o dia 15 de fevereiro pelo http//www.pressawards.com/votacao.
Lançada em 2013, a publicação ganhou tradução para o inglês e foi lançada na cidade de Nova York no ano passado. A obra conta a história de aproximadamente 200 ialorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano, sendo fruto da parceria do Coletivo de Entidades Negras (CEN), responsável pela organização, e do Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Casa Civil e de Políticas para as Mulheres (SPM), além da ONG Ação pela Cidadania.
‘Mulheres de Axé’ valoriza a história de luta das lideranças para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas. O material destaca o esforço das ialorixás para manutenção das suas comunidades frente às diversas perseguições e invisibilidade histórica das mulheres do segmento. A lista com os finalistas será anunciada no dia 17 de fevereiro. Já a cerimônia de premiação acontecerá no dia 9 de maio, nos Estados Unidos.
Fonte: Ascom Sepromi

Nenhum comentário: