quarta-feira, 9 de julho de 2014

Feira Internacional de Artesanato Senegalês


O projeto Caravana para a promoção da cultura africana – Feira de Artesanato Senegalês —organizado pelo Governo do Senegal através do Reunion First África e o África900, em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Conde, ABAM e o Museu Afro Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO/UFBA) — é de grande importância para a interlocução entre o Senegal e o Brasil e para o fortalecimento das relações entre o grupo senegalês de artesãos e a comunidade baiana, possibilitando um dialogo mais amplo entre as instituições envolvidas e o grupo artistas. Este projeto conta ainda com o apoio da SEPROMI, do DEPIR, do Fórum Intermunicipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Bahia, da Rede Étnico Empreendedora e do EMUNDE, da CESOL e do Instituto Palmares.

A programação conta com feira de artesanato no espaço da Cruz Caída – ABAM — de 09 a 15 de julho — e exposição de obras de arte no MAFRO/UFBA — de 14 de Julho a 14 de agosto. A exposição itinerante e a feira de artesanato percorrerão os municípios do recôncavo baiano e cidades da região metropolitana contemplados pelo projeto: São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Cruz das Almas, Cachoeira, São Felix, Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari.

Esta programação possibilitará a comunidade baiana e aos turistas o acesso a produtos artesanais de qualidade, confeccionados em madeira, couro tecidos por um grupo de artesãos reconhecidos também fora do Continente Africano pela forma com que transformam a matéria prima em peças de rara beleza estética, o grupo apresentará objetos escultóricos, roupas masculinas e femininas produzidas em tecidos de padrões singulares, cintos, bolsas e sandálias ricamente trabalhados em couro e adereços femininos como colares, além de produtos de beleza feminina.
 A Feira de Artesanato Senegalês é uma grande oportunidade para se aproximar de um saber tradicional deste grande país, o artesanato reconhecido como arte em muitas praças do mundo. Portanto, visitar a Feira será também, um momento precioso de conhecimento e fruição estética para o visitante, que certamente sairá enriquecido com o trabalho refinado apresentado nos Estandes de venda na Cruz Caída- Praça da Sé ao lado da ABAM. E a Exposição de Arte Senegalesa no Museu Afro Brasileiro prevista para acontecer a partir do dia 14 de julho trará aos nossos visitantes um raro momento para nos aproximar da tradicional arte escultórica, conhecendo de perto o trabalho de mãos detentoras de um conhecimento milenar de transformar a matéria prima em beleza estética. 

Serviço: Feira Internacional de Artesanato Senegalês
Data: de 09 a 15 de Julho de 2014 Local: Abam - Cruz Caída – Praça da Sé
Informações: aseydou@hotmail.com

Nenhum comentário: