segunda-feira, 28 de julho de 2014

80 anos da nossa mãe Zulmira!


Obrigado Senhor Deus pelos 80 anos de vida da nossa mãe Zulmira. Hoje, celebramos na Igreja de São Lázaro por pedido da própria.  Foi ela que cuidou da gente com carinho, afeto e paciência. Foi ela que nos deu orientação e limites,  nos orientou pela ética e obediência aos princípios.  Foi ela que nos ensinou a dividir o pão, que nos disse o tempo todo: " o que é seu, é seu, não pegue naquilo que é dos outros e não lhe pertence". Se chegássemos em casa com uma caneta achada na quadra da escola, tínhamos que devolver no dia seguinte,  na secretaria da escola. Até bola de gude achada,  devia ser devolvida. Era a regra e continua sendo os costumes.  A esta Senhora que ficou viúva tão cedo, mas que teve coragem pra lutar e trabalhar num bar que o nosso pai deixou na Fazenda Grande do Retiro, de onde tirou o sustento com dignidade e construiu a nossa primeira casa própria. 
Obrigado minha Mãe Zulmira,  sem a Senhora,  talvez a minha história fosse outra, ou talvez eu não estivesse aqui para contar.  Obrigado pelo tapa, quando me pegou com um cigarro no terminal de ônibus,  obrigado pelo mingau levado na cama, obrigado por curar o meu sarampo e a minha catapora, obrigado por me beijar quando me colocava pra dormir cobrindo todo o meu corpo de modo a não ficar uma pontinha de fora. Obrigado por nos ensinar a dizer " bença mainha, bença a painho e bença voinha. Painho e Voinha estão no céu,  no orum e a senhora está aqui conosco por que ainda tem algumas coisas pra nos dizer  de perto.   Bença mainha!

Nenhum comentário: