sexta-feira, 6 de junho de 2014

Caminhada Coração Azul contra o tráfico de pessoas na Bahia, acontece neste domingo (08)


O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia, órgão vinculado a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, vai promover, neste domingo (08/06), a caminhada Coração Azul, para incentivar a participação da população no combate ao tráfico de pessoas.
Em maio de 2013, o Brasil se uniu a outros dez países na campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas. Com isso, o Brasil se compromete a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o crime. A ação é promovida em parceria entre o Ministério da Justiça e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Com a gravidade do tema no Brasil, foi realizado um estudo divulgado recentemente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) revela que de 2000 a 2013 foram registrados 1.758 casos relacionados a tráfico de pessoas no Brasil. O caso mais recorrente é o de redução de pessoas a condições análogas às de escravidão, com 1.348 casos.  Entre 2012 e 2014 o Núcleo de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas da Bahia atendeu 20 pessoas.
Outros casos que apareceram nas estatísticas do Ministério Público (MP) foram a entrega de filho menor para pessoa inidônea, com 127 registros; o aliciamento para fins de emigração (100 casos); o tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual (37); e tráfico internacional de pessoas (23 registros).
Ao presenciar qualquer comportamento suspeito, a população deve ligar para o disque 100 e fazer a denúncia, a identidade será preservada. A campanha que tem como slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”, a  insere a Bahia nessa mobilização internacional.
Serviço
Caminhada Coração Azul – Bahia
Local: Dique do Tororó (nas imediações do Restaurante A Porteira)
Horário: 9h

Nenhum comentário: