terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SJCDH vai participar da Campanha da Fraternidade 2014

« Não entendo como o ser humano pode ser tão pequenino », disse D. Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, ao tomar conhecimento dos  números relativos ao tráfico de pessoas no Brasil, durante a visita do Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, Ailton Ferreira e do Coordenador de Gestão, Monitoramento e Avaliação das Políticas de Direitos Humanos, Adriano Figueiredo.
O encontro, que aconteceu na Curia Metropolitana Bom Pastor, no bairro do Garcia, em Salvador, foi realizado para discutir como a SJCDH vai participar da Campanha da Fraternidade 2014,  que este ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.
O Superintendente Ailton Ferreira explicou ao Arcebispo como funciona a rede que escraviza, vicia e mata, anualmente, milhares de pessoas. “Eles iludem as pessoas com oferta de trabalho, mas ao chegar ao local de destino, a vítima tem seu passaporte ou outros documentos retidos e é obrigada a trabalhar ou se prostituir em condições precárias de alojamento e alimentação. Elas também são forçadas a devolver uma parte do que ganham para seu opressor”, disse Ferreira, enfatizando que os agentes, desta que é a terceira modalidade mais rentável de tráfico, costumam escolher suas vítimas principalmente entre jovens de baixa renda, com problemas financeiros ou familiares e oriundas de pequenas cidades do interior da Bahia.
Parceria - D. Murilo recebeu das mãos dos representantes da SJCDH, material informativo sobre o assunto, o Manual de Capacitação para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a camisa da Campanha Coração, além de informações sobre as ações do Governo do Estado da Bahia no combate a este crime. “Nós não sabíamos o que fazer concretamente, mas com essas informações, vai ficar mais fácil orientar as pessoas”, revelou D. Murilo, afirmando que esse material vai ajudar na preparação dos agentes da Campanha da Fraternidade.
O Arcebispo também solicitou a presença dos especialistas da SJCDH na Assembléia dos Bispos, no próximo dia 18. “Nossa equipe multidisciplinar, composta de advogados, assistentes sociais e psicólogos está preparada para prestar todas as orientações e promover o encaminhamento das vítimas”, disse o Coordenador Adriano Figueiredo.
A parceria entre a Arquidiocese e a SJCDH será estendida ao Seminário da Campanha da Fraternidade 2014 que será realizado no próximo dia 23, que contará com a presença do Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP da SJCDH, Admar Júnior.

Fonte: Ascom SJCDH

Nenhum comentário: