quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Seminário discute avanços do Estatuto do Idoso



A solidariedade entre as gerações foi o tema principal das discussões durante o seminário Avanços e Desafios do Estatuto do Idoso, realizado na última segunda, 18, na Casa do Aposentado, no bairro da Mouraria.
O debate, promovido pelo Fórum Permanente da Pessoa Idosa, com apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, atraiu dezenas de pessoas interessadas em discutir sobre as políticas sociais de proteção ao idoso, dez anos após a instituição do Estatuto do Idoso.
“É importante avaliar periodicamente o estatuto para celebrar as conquistas e investir naquilo que ainda é necessário fazer”, disse o Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, Ailton Ferreira. Ele também afirmou que é necessário que a população seja orientação sobre como lidar com a pessoa idosa. Quando se fala de idosos, não se fala de privilégios, mas de proteção àqueles que ajudaram a construir a sociedade”, reiterou.
Estatuto – Criado a partir da Lei 10.741 de 1º de Outubro de 2003, o Estatuto do Idoso regula todos os direitos assegurados às pessoas acima de 60 anos, a exemplo do atendimento prioritários em estabelecimentos públicos e comerciais, ao envelhecimento digno e à proteção contra a violência, negligência e discriminação e da gratuidade nos transportes coletivos para os maiores de 65 anos.

Fonte: Ascom SJCDH
Foto: Rúbia de Oliveira

Nenhum comentário: