segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Informe sobre a Lavagem do Bonfim


Caros amigos, caras amigas, 

Após uma reunião ontem à noite na Casa de Oxumarê com o Baba Silvanilton da Encarnação, Baba PC, em que falamos sobre a festa da Lavagem do Bonfim e a saida do cortejo da Conceição da Praia, conversei com o Padre Edson Menezes, reitor e lider da Igreja do Bonfim, sobre a participação de religiosos católicos e candomblecistas no cortejo.

O padre infomou o seguinte: um grupo de católicos do Bonfim sairá as 8h da Conceição até o Bonfim, onde aguardará o cortejo liderado pelas baianas e o recepcionarão na igreja como fez nos anos anteriores; o grupo não vai participar da cerimônia interreligiosa na Conceição, por não ter essa tradição. Ficou combinado que o ponto alto do cortejo continuará a ser a chegada das baianas no adro da igreja. O padre Edson comprometeu-se em não fazer cerimônia antes da chegada do cortejo e colocará o apoio logístico e marerial, caso as baianas solicitem na chegada da igreja. 

Pela postura dos anos anteriores desde que assumiu a igreja, sei que o padre Edson é nosso parceiro na luta pelo diálogo religioso, e durante 4 anos celebramos juntos a missa quilombola do 20 de Novembro na igreja do Bonfim em memória de Zumbi, portanto, rogo pela paz e o diálogo na Lavagem do Bonfim, que é a nossa marca maior da convivência entre católicos, candomblecistas e todo o povo da Bahia, lembrando sempre que o que nos une é bem maior do que as hipóteses que possam nos separar.

Nenhum comentário: