quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Grupo Mídia Periférica lança jornal impresso

Sob o slogan “A informação é a nossa arma”, o Grupo de Comunicação Mídia Periférica, apresentou, na noite do último dia 27, o seu novo veiculo, o jornal impresso Mídia Periférica, no auditório Nelson Mandela da Casa do Olodum, no Pelourinho.
Criado para elevar a autoestima dos jovens da periferia de Salvador, o jornal pretende alcançar também todos os moradores das comunidades onde irá circular. “O jornal será feito pelos jovens. Ele vai mostrar aspectos positivos das comunidades, mas também vai denunciar”, afirmou Enderson de Araújo, criador do blog Mídia Periféria e editor chefe do jornal. Segundo ele, a ideia central é a de que o veículo, além de ser uma ferramenta de empoderamento, desperte o interesse dos jovens em escrever as notícias sobre suas comunidades. “É importante que jornal o jornal seja produzido sob a ótica das pessoas que vivem no local, pois somente assim vamos deixar de protagonizar as notícias ruins da grande mídia”, disse.
Durante o lançamento, que contou com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, além de outros parceiros, aconteceu um bate papo com os jovens integrantes do projeto, a exemplo do músico e radialista Negro Davi. “Foi muito difícil assumir minhas origens. Cheguei até mesmo a alisar o cabelo achando que isso iria diminuir a discriminação que eu sofria como negro e morador da periferia”, disse o rapper, que também dirige uma ONG no bairro de Pernambués. Para o jornalista Paulo Rogério, parceiro do Mídia Periférica e criador do Instituto Mídia Étnica, um grande desafio ainda está por vir. “O esforço que devemos fazer agora é levar o discurso afirmativo para os jovens que estão lá na ponta”, disse o jornalista, que também colabora com o site Correio Nagô, uma rede de informação e divulgação de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira.
O jornal impresso Mídia Periférica vai circular mensalmente em várias comunidades de Salvador e sua distribuição será gratuita. “Meu desejo é que o “Mídia” seja um veículo colaborativo. Os jovens que quiserem participar podem entrar em contato conosco, pois em breve vamos promover capacitações para produção de conteúdo”, disse o editor chefe do jornal, Enderson Araújo. A publicação também está disponível no link:jornal_midia_periferica_-_janeiro._
Fonte: SJCDH
Fotos: Rubia de Oliveira


Nenhum comentário: