quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Evento “Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências” celebra a semana do Orgulho Trans

De 29 a 31 de janeiro, em comemoração aos 10 anos da instituição do Dia da Visibilidade Trans (29 de Janeiro) será realizado, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, a Semana do Orgulho Trans. O evento contará com a realização de debates, mostra de filmes e apresentações teatrais em torno da temática da diversidade, da defesa e promoção da pessoa humana e do combate a lesbo, homo, bi e transfobia. As comemorações fazem parte da programação do Solar 40° – O Gostoso do Verão, que acontece no Cine-teatro Solar da Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.
Histórico - O Dia da Visibilidade Trans surgiu em 29 de janeiro de 2004 durante o lançamento da Campanha Nacional “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. Nesse dia, representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA entraram no Congresso Nacional, em Brasília para tornar a campanha conhecida nacionalmente. Naquele momento, as 52 organizações afiliadas à ANTRA em todo o país foram convidadas a sair às ruas para comemorar essa data e reivindicar seus direitos.
Agenda - Todas as atividades do evento, patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB, são gratuitas. A intenção dos organizadores é promover discussões sobre as questões transgêneros pelos víeis da arte.
Na abertura do evento estarão presentes a Coordenadora do Núcleo LGBT da SJCDH, Paulett Furacão e o diretor do GGB, Marcelo Cerqueira. No segundo dia, na mesa-redonda “A Representação da travesti na obra de arte”,  estarão presentes os diretores do filme Jessy, Paula Lice e Ronei Jorge, além do diretor e ator João Figuer e da estudiosa Carla Freitas. E, no último dia, o ator Fábio Vidal e o diretor Edson Bastos estarão em um bate-papo sobre o curta e a peça Joelma, e outras questões trans.
Confira a programação:
Dia 29, quarta-feira
19h30 – Exibição Da Alegria com a presença de membros da equipe (Ceci Alves/Duda Woyda);
20h – Ensaio aberto de Tubarão, com Talis Castro e Duda Woyda, do grupo Ateliê Voador.
Dia 30, quinta-feira
19h30 - Exibição Jessy, seguido de debate “A Representação da travesti na obra de arte” – Paula Lice, Ronei Jorge, Rodrigo Luna, João Figuer e Carla Freitas;
 21h – Pocket show Diva Box
Dia 31, sexta-feira
19h – Exibição de Joelma, seguido de bate-papo Fábio Vidal e Edson Bastos
20h30h – Solo Almodovar

Fonte: Ascom SJCDH

Nenhum comentário: