segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Campanha da Fraternidade de 2014 será sobre Tráfico Humano




A Igreja no Brasil tem a alegria de contar com a Campanha da Fraternidade (CF), um projeto de evangelização suscitado pelo Espírito para o cumprimento de sua missão em nossa sociedade. A CF, que neste ano, em sua 51ª edição, traz o tema "FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO", tem sua história marcada por três fases bem distintas.

A primeira, entre 1964 e 1972, serviu à renovação das estruturas da Igreja segundo as propostas do Concílio Vaticano II, convidando os cristãos à corresponsabilidade fraterna pela comunidade e pelas condições de vida de irmãos e irmãs privados do básico para viverem com dignidade.

No segundo período, entre 1973 e 1984, as reflexões da CF contribuíram com críticas às injustiças presentes nas estruturas sociopolíticas e econômicas de nosso país, então sob severa ditadura militar, na perspectiva do reino de vida e liberdade para todos. Nesse tempo também foi desenvolvida a estrutura da CF, que permanece até hoje.

No terceiro período, do ano de 1985 aos nossos dias, as reflexões das campanhas se voltaram para situações peculiares de nossa sociedade geradoras de sofrimento e morte, tendo em vista a superação desses males.

Com a Campanha da Fraternidade, a Igreja no Brasil participa ativamente da vida do povo brasileiro, lançando as sementes para a construção de uma sociedade justa e fraterna e conclamando suas comunidades ao empenho transformador da realidade, bem como ilumina o horizonte de todos com o projeto do Pai, para vivermos como irmãos e irmãs.

Pe. Luis Carlos Dias
Secretário Executivo da CF

Nenhum comentário: