segunda-feira, 18 de novembro de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO 7 ESQUINAS: PANORAMAS SOCIOCULTURAIS NAS CIÊNCIAS HUMANAS



O livro é uma exitosa reunião de artigos dispostos a reflexões diversas no cenário das Ciências Humanas. É composto por 7 artigos escritos por 8 jovens pesquisadores atuantes no ensino médio e universitário no estado da Bahia. Fruto de uma investida coletiva acolhida pela política editorial da Kawo-Kabiyesile, que tem Raphael Cloux como editor chefe, esta coletânea alinhou em seu corpus reflexivo artigos erguidos em ciências como a história, a antropologia, a sociologia, a psicologia, a geografia, além de flertes procedentes com o jornalismo.

O livro é aberto com o texto Um olhar antropológico sobre o sagrado em Maçalê, CD de Tiganá Santana: reinvenções da Fé, do antropólogo Marlon Marcos, é um ensaio sobre as possibilidades etnográficas na obra inaugural deste compositor baiano; é seguido pelo artigo: Estratégias de enfrentamento dos negros com deficiência frente à dupla estigmatização, do psicólogo Carlos Vinicius Gomes Melo, importante reflexão sobre a marginalização de indivíduos negros que possuem algum tipo de deficiência; outro artigo é Falando sobre o ‘vazio’: Circuito Cultural e cinema na Salvador dos anos de 1970, da historiadora Izabel de Fátima Melo, que discute os caminhos da cena cultural baiana a partir da cinemografia feita aqui naquela década; o 4º artigo é Escravos numa “história” escrita em cordel, da historiadora Marinélia Souza da Silva, e perfaz análises sobre a história de Riachão do Jacuípe, desde as atividades escravocratas, das propriedades assim instituídas, até a década de 1960. Um breve panorama das Políticas Públicas e atuações dos órgãos estatais na área de habitação na cidade do Salvador ( Bahia- Brasil) na década de 1960, é o artigo dos professores Liliane Ferreira Mariano da Silva e Raphael fontes Cloux, que constroem importantes reflexões sobre habitação e urbanidade na Salvador dos anos de 1960 sobre o crivo do Estado baiano. Lugares da memória, escravidão e tráfico atlântico no sul da Bahia, da professora Cristiane Batista da Silva Santos, um estudo de fôlego sobre o tráfico ilegal de escravos no sul da Bahia. O Conde de Óbidos, um vice-rei do século XVII: trajetória política, conflitos e governança na Índia ( 1652-1653) e no Brasil ( 1663-1667), do historiador Ricardo George Souza Santana, encerra esta coletânea analisando o período colonial brasileiro em suas artimanhas de poder a partir da trajetória administrativa de D. Vasco Mascarenhas, o conde de Óbidos.

É um livro indicado para fomentar debates inter-científicos e mobilizar ações educativas interdisciplinares transgredindo algumas noções de eixo e temporalidade que não cabem mais no nosso fazer acadêmico contemporâneo.

O livro será vendido no valor de 30 reais, e no dia do lançamento haverá um colóquio, com duração de 10 minutos por autor, para que cada um possa explanar sobre seus respectivos artigos.

Local: Auditório da Fundação Visconde de Cairu
Endereço: Rua do Salete, Barris, Centro
Dia : 19 de novembro de 2013, das 19 horas às 21:30
Obs.: a entrada para o evento é gratuita

Nenhum comentário: