segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Parada Gay 2013 discute políticas de promoção aos direitos do público LGBT


Música, shows e bandeiras de defesa dos direitos do público LGBT tomaram conta do Campo Grande, neste domingo (08), durante a 12º edição da Parada Gay da Bahia, que teve como tema “Somos milhões: estamos em todos os lugares”.  O evento, organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e articulado pela Bahiatursa, contou com apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e mais sete secretarias de Estado.

Neste ano, 10 trios elétricos desfilaram, espalhando alegria e diversidade pelo centro de Salvador e reunindo milhares de gays, lésbicas, transexuais, travestis, além de simpatizantes da causa. Madrinha desta edição, a cantora Daniela Mercury prestigiou a campanha da SJCDH intitulada “Sou Contra a Homofonia, Sou a Favor da Vida”, durante coletiva de imprensa que antecedeu o desfile. Ela também comandou o trio oficial da Parada Gay 2013. “Hoje é o dia da Parada do livre arbítrio. Dia de quem se respeita, se aceita e sabe conviver com a diferença”, destacou.

A coletiva de imprensa, realizada no Teatro Castro Alves, reuniu ainda autoridades dos governos estadual e municipal – como foi o caso do superintendente da SJCDH, Ailton Ferreira, que representou do Secretário Almiro Sena; o secretário de Turismo, Domingos Leonelli; o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio; a Subsecretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; o secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani – além dos organizadores do evento, Marcelo Cerqueira e Luiz Mott, ambos do GGB.

Semana da Diversidade

A Parada Gay foi o ápice da II Semana da Diversidade, composta por uma programação variada, que englobou palestras, sarau, workshop e festival de cinema. Somente neste ano, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, desenvolveu e apoiou ainda diversas ações voltadas para esse público, através do Núcleo LGBT, comandado por Paulette Furação – primeira transexual a ocupar um cargo público na Bahia.

Segundo o superintendente de Direitos Humanos, Ailton Ferreira, a secretaria está participando desta agenda, que culminou na Parada Gay, desde maio deste ano, quando foi realizado o Maio da Diversidade. A Secretaria também vem ajudando na investigação de crimes de caráter homofóbico e apoiando famílias de gays vítimas da violência.


Um desses apoios foi dado aos parentes de Itamar Ferreira – estudante da Universidade Federal da Bahia encontrado morto, em abril deste ano, no Campo Grande. “Nós temos essa missão de cuidar das políticas de apoio e proteção aos direitos do público LGBT. Não podemos aceitar que continue havendo práticas de violência contra essa comunidade”, afirmou.

Fonte: SJCDH

Nenhum comentário: