segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Observatório Racial da Copa 2014


O Observatório Racial da Copa 2014 foi apresentado oficialmente em dois momentos: primeiro numa audiência pública na Sociedade Protetora dos Desvalidos-SPD, quando o então secretário Municipal da Copa, Leonel Leal apresentou elementos para o referendo do Movimento Negro e depois no dia 5 de junho de 2012 na sede da Prefeitura, Palácio Thomé de Souza. Foi uma iniciativa legal da nossa gestão na Secretaria da Reparação.

Fiquei sabendo que o governo federal vai investir no Observatório, o que demonstra o acerto da proposta e o entendimento positivo do governo brasileiro. O mundo estará de olho no Brasil, a África e outros continentes cobrarão de nossa sociedade uma postura vigilante e atual frente as discriminações e ameaças aos direitos humanos. Um gol de primeira para o Brasil, antes do jogo começar. 



Audiência com a ministra Luiza Bairros (2012)

O Observatório da Copa foi proposto no ano passado em audiência no Distrito Federal, quando eu, a vereadora Marta Rodrigues e o líder do Movimento Negro Raimundo Bujão, estivemos em audiência com a ministra da Seppir, Luiza Bairros e o presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira tratamos do tema que mereceu grande repercussão. Os gestores federais receberam com entusiasmo a ideia e se comprometeram sensibilizar as cidades-sede da Copa 2014 para uma ação nacional integrada contra a discriminação e o racismo nos megaeventos esportivos. O Brasil sai na frente e marca um gol de humanidade.

Nenhum comentário: