quarta-feira, 5 de junho de 2013

Baianas de acarajé ganham cardápio explicando seus quitutes em três línguas


Pensando em diminuir os problemas de comunicação enfrentados por turistas estrangeiros, principalmente no período da Copa das Confederações e Copa do Mundo, o Sebrae Bahia entregou a cerca de 200 baianas de acarajé, filiadas a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau do Estado da Bahia (Abam), cardápios em inglês, espanhol e português.

Com a intenção de divulgar o tradicional acarajé e outras deliciosas iguarias presentes no tabuleiro, a ação de mercado envolveu também a entrega de banners e cartões-postais, explicando a importância cultural dos saberes e fazeres aplicados na produção e comercialização das chamadas comidas de baiana (acarajé, abará e bolinho de estudante).


O superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos,
entrega à presidente da Associação das Baianas de Acarajé,
Rita Santos o cadápio em três línguas

Para a presidente da Abam, Rita Santos, as peças vão facilitar o diálogo entre baianas e turistas, fazendo com que os quitutes caiam no gosto dos visitantes, além de ser mais uma forma de valorização da identidade cultural. “O turista vai ter acesso não só aos ingredientes, mas vão conhecer um pouco da relação entre costumes, religião e culinária. Ele vai se deliciar com segurança e tranquilidade, sabendo o que está comendo”, destaca.

De acordo com pesquisa divulgada em abril pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Salvador é a capital com maior percentual de empresários que afirmaram ter participado de alguma palestra ou workshop sobre atendimento ao turista nos eventos esportivos (30%). Nas demais capitais pesquisadas, este percentual variou entre 7% e 19%.

Segundo o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, essa é mais uma ação do Programa Oportunidades Copa 2014, que conta com a parceria da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), e pretende, através da qualificação dos serviços, suprir as demandas dos megaeventos esportivos.

“Nada mais justo do que dar visibilidade ao trabalho das primeiras mulheres empreendedoras da Bahia. As capacitações vão permitir que elas melhorem a competitividade dos negócios, oferecendo um alimento com qualidade e muito mais saboroso”, ressalta Edival.

Guia turística desde 1984, Coni Grego afirmou que a iniciativa é uma excelente ideia, pois aproxima o turista pelo paladar da história afro-brasileira. “O turista estrangeiro que não conta com o apoio de um guia vai saber quais ingredientes foram utilizados. Com certeza, elas vão vender mais, terão menos trabalho pra explicar e ainda irão se familiarizar com outras línguas”, destaca.

A baiana Maria Luzia dos Santos, de 75 anos, que tem ponto de venda no Centro Histórico de Salvador, comemorou a entrega dos cardápios e brincou, dizendo que mesmo com o pouco que aprendeu de inglês e espanhol agora não tem desculpa para não vender. “Está tudo mastigadinho no cardápio em inglês, espanhol e português. Quem sabe quando voltarem para terra, eles não se arriscam na cozinha”.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia



Nenhum comentário: