quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conheça a SUPERINTENDÊNCIA DE APOIO E DEFESA AOS DIREITOS HUMANOS (SUDH)


Em 09 de abril de 2003, foi criada na estrutura da SJCDH, através da Lei nº 8.595/2003, a SUPERINTENDÊNCIA DE APOIO E DEFESA AOS DIREITOS HUMANOS – SUDH, com a missão institucional de planejar, coordenar, supervisionar, articular, avaliar e monitorar as políticas públicas estaduais, voltadas para a promoção e proteção dos direitos humanos.
Desenvolvendo ações de caráter essencialmente transversal, esta Superintendência vem avançando significativamente na construção de parcerias com outras Secretarias de Estado, Municípios, Órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, além da Sociedade organizada, na perspectiva de implantar e implementar políticas públicas que, efetivamente, contribuam com a formação de uma cultura de respeito e proteção aos Direitos Humanos e de formação de cidadania, a maioria delas inexistentes até 2006.
O titular da SUDH é o Sociólogo  Ailton Santos Ferreira. Especializado em Comunicação, Mobilização e Cidadania pela UFBA/UNEB/UNB, pós-graduando em Gestão em Direitos Humanos, pela UNEB, e também ativista dos movimentos sociais e negro, Ailton esteve à frente da Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR de maio de 2009 até janeiro de 2013. Especializou-se em Políticas Públicas e Gestão Municipal pela UNEB, ao mesmo tempo em que participava ativamente das lutas contra as desigualdades sociais, e principalmente aquelas ligadas à causa da reparação para os negros.
Ailton atua como educador e consultor em desenvolvimento de lideranças, associativismo e cooperativismo, gestão de equipes e qualidade no atendimento. Como Superintendente da SUDH, ele pretende colocar sua experiência como gestor público na continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvimento pela SJCDH no âmbito da defesa e apoio aos direitos humanos no estado da Bahia.

 Coordenações:
Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos – CPCDH
Coordenação de Gestão, Monitoramento e Avaliação das Políticas de Direitos Humanos – CGPDH
Coordenação de Políticas para os Povos Indígenas – CPPI
Coordenação de Apoio à Pessoa Idosa – CAPI
Coordenação do Núcleo LGBT

Nenhum comentário: