sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Seminário avalia implantação da Política de Saúde da População Negra em Salvador


A Secretaria Municipal da Saúde, através da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (ASPERS) realiza, na próxima terça-feira (27), das 8 às 18 h, no Colégio Doroteias, no Garcia, o Seminário "Política de Saúde Integral da População Negra em Salvador, seus avanços e perspectivas futuras". O encontro tem como objetivo avaliar a implantação das políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para este público, bem como traçar estratégias de continuidade e melhorias.

Na capital baiana, a construção da equidade étnica no SUS foi iniciada no ano de 2005 com a criação do Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra (GTSPN), na Secretaria Municipal de Saúde. A partir daí, começaram a ser implantadas as ações de promoção da equidade racial, além do desenvolvimento de projetos e programas dirigidos para os negros. Também foram definidas as estratégias para enfrentar o racismo, as desigualdades entre as raças e a discriminação nas instituições e na rede assistencial. Hoje, os trabalhos são coordenados pela Assessoria de Promoção da Equidade Racial, com inúmeros avanços como a implantação do Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Doenças Falciformes e os trabalhos com as religiões de matriz africana, um dos pontos essenciais para o desenvolvimento de ações no campo da saúde da população negra. Salvador é a segunda maior cidade de população negra do mundo, ficando atrás apenas de Lagos, capital da Nigéria.

A atividade faz parte da Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra/ Novembro Negro e será voltada para profissionais da SMS, integrantes dos conselhos locais e municipais de saúde; Conselho Municipal das Comunidades Negras e demais conselhos de direito, pontos focais e sociedade civil, em especial, integrantes do movimento negro.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de novembro, através do e-mail: saudedapopulacaonegra@yahoo.com.br, até 25/11.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário: