quarta-feira, 23 de maio de 2012

Representantes de países africanos estão reunidos em Salvador

Como parte da Semana da África, representantes de países africanos estão reunidos em Salvador para discutir formas de cooperação, em áreas como tecnologia de construção civil, educação e reciclagem de resíduos sólidos. O evento, que foi aberto nesta quarta-feira (23), é uma promoção da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e está sendo realizado, até esta sexta-feira (25), no auditório do centro de Estudos dos Povos Afro-indio-Americanos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), situado no Largo do Carmo.

Na abertura, o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, destacou a importância da troca de experiências do município de Salvador com os países africanos. "Devido à sua formação, Salvador tem muitas semelhanças com esses países. Em alguns casos podemos contribuir com nossas ideias e em, outras áreas, são eles que nos passam suas experiências exitosas", afirmou o secretário.

A abertura contou com o adido cultural de Angola na Bahia, Camilo Afonso, e o presidente da Associação dos Pesquisadores Africanos na Bahia, Augusto Cardoso. Na quinta-feira (24), a primeira convidada do evento, que ocorre sempre pela manhã, será a representante do Cabo Verde, Isabela Toko.

O secretário Ailton Ferreira enfatiza que a possibilidade de intercâmbio de ideias é importante para todos. "Angola, por exemplo, está sendo reconstruída, depois de anos de guerra civil. O país precisa de tecnologia na área de construção civil, que podemos fornecer. Por outro lado, eles têm um programa vitorioso na educação de adultos, que pode ser aplicado em Salvador. O encontro também é importante para lembrar que a África não pode somente dar contribuições em áreas como a dança, a música e a culinária", coloca Ferreira.

À noite, ocorre abertura do encontro dos estudantes africanos na Bahia, no Palácio da Aclamação. O encontro é apoiado pela Semur e também faz parte da Semana da África.

FGM - A Fundação Gregório de Mattos (FGM) também montou uma programação especial em comemoração à Semana da África, com a participação de alunos da rede municipal de ensino. As atividades acontecem na Casa do Benin, no Pelourinho.

Na quinta-feira (24), das 13h30 às 16h30, 35 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Geraldo Bispo dos Santos participam de oficina de dança afro, com o coreógrafo do Olodum, Slleyk da Bahia. A oficina apresentará aos estudantes uma vivência pedagógica acerca da dança afro-brasileira, como um dos nossos mais significativos elementos de expressão cultural.

Já na sexta-feira (25), no mesmo horário, acontece a oficina e bate-papo de samba de roda, realizada pela Asseba Salvador - Casa do Samba Santa Cruz. Dirigida pelo Mestre Nelito, a atividade apresenta um panorama das diversas expressões do ritmo, desde o samba corrido ao samba chula, com mestres convidados de diversas cidades do Recôncavo. Cinquenta estudantes do 6º ano da Escola Municipal Elysio Athayde, de Cajazeiras, participam da oficina.

Data - No próximo dia 25 é celebrado em todo o mundo o Dia da África. A comemoração surgiu em 1963, quando 32 chefes de estado africanos reuniram-se na capital da Etiópia, Adis Abeba, contra a subordinação a que o continente africano era submetido há séculos. O encontro resultou na criação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana.

FONTE: SECOM

Nenhum comentário: