terça-feira, 20 de março de 2012

As folhas juntam, separam, dão e tomam

Por Ebomi Cidália de Iroko 

Quando as pessoas chegam às casas de candomblé - aflitas, desesperadas, muitas vezes não sabem nem dizer o que querem - , essas folhas sagradas  servem como pronto - socorro, são a emergência até que a pessoa se acalme para fazer outras coisas. E as folhas sagradas também são uma coisa que depende de muita atenção, precisa de sabedoria - tem que ter sabedoria para folhas sagradas, - porque ao mesmo tempo que curam, as folhas matam. As folhas juntam, as folhas separam. As folhas dão, as folhas tomam.

Bom, quando eu digo que as folhas matam, não é porque tenha no candomblé um feitiço com folha que mata pessoa, não. Não é isso! As folhas que matam são aquelas venenosas. Porque antes do botânico, antes de ecologia, antes dessas coisas, os nagôs já sabiam tudo isso. Eles sabiam! Então, eu quero falar das folhas que matam. Por exemplo, a "cocó"- essa "comigo - ninguém - pode"- ninguém vai tomar um sumo de "comigo - ninguém - pode" por remédio. Não vai! Porque é planta venenonsa! Mas ela é folha sagrada, a "comigo - ninguém - pode!"Porque ela não serve para beber, mas serve paraoutras coisas, outro poder. Tem outro poder de cura. Não é o caso da "critsa - de-galo", do "jerebão, que a pessoa toma com leite o sumo, para curar brnquite asmática. Estão vendo?

A urtiga! Ave Maria! A urtiga é uma coisa que encosta na pessoa, queima mesmo, é um atentado a urtiga pra pessoa! Mas é uma folha sagrada! Porque mamãe curava qualquer ferida crônica com a urtiga. Ela cozinhava a urtiga, coava bem coada nuns paninhos e curava feridas crônicas. Também a urtiga é folha sagrada! Estão vendo por que digo que folha mata e folha cura? É nesse sentido. Bom, as folhas merecem, como eu torno a dizer, muita atenção. Olha, aqueles que não conhecem as folhas direito não custa nada pedir explicação a um mais velho, ou a um mais moço que também conheça. Os mais moços conhecem porque foram criados com velhos.

A pessoa mais velha não vai a mato nenhum, porque tem medo! Então, manda os mais novos tirarem as folhas. Então, as pessoas devem se informar das folhas, que são coisa muito séria. Olha, folha é tão sério que, na casa onde eu sou filha - de -santo, o Gantois, tem as pessoas credenciadas, aquelas que vão para o mato tirar folha. Lá é posto. Vocês sabem que é posto! Mas quando chegam com essas folhas, elas não são usadas enquanto a ialorixá não passa revista. Ela passa revista às folhas para poder usar. Isso já vem desde o tempo de minha Mãe Menininha, e minha Mãe Menininha dizia também que já vinha desde os tempos das tias.

Texto tirado do livro I Encontro das Folhas, de Pierre Fatumbi Verger.

Nenhum comentário: