quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Membros do Conselho Municipal das Comunidades Negras tomam posse


Na tarde desta quarta - feira (16), o prefeito João Henrique empossou quarenta e seis membros do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), sendo titulares e suplentes, no Palácio Thomé de Souza. Os conselheiros atuarão durante três anos.

Na oportunidade, o gestor destacou algumas ações atendidas pelo movimento negro. “A prefeitura vem, desde 2005, através da Secretaria da Reparação, atuando de forma transversal em vários aspectos, para contribuir com a comunidade negra como a sanção da nova lei de cotas para os concursos públicos com até 30% das vagas, programas na saúde como o tratamento da anemia falciforme, mapeamento dos terreiros de candomblé, dentre outros”, disse. De acordo com ele, o órgão atuará junto com a Semur na construção de políticas públicas afirmativas para o Município.

O Conselho Municipal das Comunidades Negras tem como objetivo fiscalizar, propor e assessorar o município na elaboração de propostas de políticas de promoção da igualdade, além de descontruir a cultura racista. 

Segundo o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, o novo Conselho trouxe novas instituições,  “o conselho está muito mais forte, não só pela quantidade, mas também pela qualidade e diversidade que o compõe”, afirmou o secretário. 
Na última eleição passaram a fazer parte do CMCN União dos Grupos de Samba da Bahia (Unisamba)samba, a Força Sindical, Associação das Baianas de Acarajé, Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Irmandade dos Homens de Preto), Conselho Regional de Psicologia.

O novo conselho reflete o trabalho do secretário Ailton Ferreira para ampliar o espaço de discussões e combate ao racismo, unindo todas as correntes políticas e religiosas tendo como foco principal a construção da igualdade.

Estiveram presente na cerimônia de posse os vereadores Marta Rodrigues (PT), Gilmar Santiago (PT), Orlando Palinha (PP), Sandoval Guimarães (PMDB).



Um comentário:

DHISTER disse...

Acreditamos que seja só o começo,e que não se imobilize por aí.já que cotas para afrodescendentes não pode ser aplicada em concurso da prefeitura.