sábado, 5 de março de 2011

Folião vítima de discriminação pode fazer denúncias no Observatório

O Observatório da Discriminação Racial da Violência contra a Mulher e LGBT está com uma equipe de observadores atendendo as vítimas de discriminação racial, gênero e homofobia no carnaval de Salvador. Quem estiver no circuito da folia e sofrer alguma ação discriminatória pode procurar uma das unidades do Observatório (1º piso da Estação da Lapa, Ladeira de São Bento, Campo Grande e Ondina) e fazer sua denúncia.

Em um destes postos, a vítima poderá registrar sua reclamação com a equipe montada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) que estará atendendo em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacia Especial de Defesa à Mulher (Deam) por todo o período do carnaval por 24 horas ininterruptas.

Esta é uma ação da Prefeitura Municipal do Salvador, através da Semur que objetiva mapear dados que comprovem a existência de ações discriminatórias. Com os resultados adquiridos nesta ação, a Prefeitura pretende formular e implantar políticas públicas com a finalidade de prevenir as discriminações e desigualdades motivadas por raça, gênero ou orientação sexual ocorridas na considerada maior festa de rua do planeta.

São parceiros da Semur no Observatório: Procuradoria Regional do Trabalho (5ª REG); Ministério Público do Estado; Comando da Polícia Militar; Núcleo de Religiões de Matriz Africana (NAFRO - PM);Defensoria Pública do Estado; Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (SINDSEPS); Sepromi; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca); Delegacia Especial de Defesa da Mulher (Deam); Shopping Piedade; Faculdade Social da Bahia (FSBA); Instituto Social da Bahia (ISBA); Shopping Center Lapa; Força Sindical; Shopping Barra; Salvador Card; Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Ascom- Semur - Maria Rocha

Nenhum comentário: