quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Móveis foram doados para o berçário do Conjunto Penal Feminino

O Conjunto Penal Feminino de Salvador (CPF) recebeu terça-feira (01) quatro berços e quatro cômodas para o berçário da unidade. Os móveis foram doados pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), representada pelo padre e membro do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH), Alfredo Souza Dorea, e pela Associação de Defesa e Proteção dos Homossexuais (PRO HOMO). A entrega foi feita no CPF e contou com as presenças de representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), CEPDH, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária e membros das instituições beneficentes.
“A criança é uma responsabilidade da sociedade”, afirmou o Padre Alfredo, durante o evento, ao ressaltar que é missão de todos cuidar de crianças socialmente vulneráveis. Movido pelo mesmo ideal, o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Presidente da PRO HOMO, Renildo Barbosa, afirmou que “as doações vêm para trazer mais conforto às crianças que, independente de sua vontade, receberam uma herança cruel, mas que pode ter seus efeitos amenizados”.
Reconhecendo a importância das doações para as internas do CPF, o Superintendente de Assuntos Penais (SAP) da SJCDH, Isidoro Orge, ressaltou a felicidade que essas ações levam às mães e aos profissionais que trabalham com a causa. “Estamos felizes com a contribuição das Ong’s para a humanização do sistema prisional. Que a mobilização destas instituições, junto com trabalho desenvolvido pela SJCDH, traga felicidade para estas crianças. Este novo berçário deve ser um espaço de dignidade e respeito”.
Durante a entrega dos móveis, a diretora do CPF, Ayala Nolasco, elogiou a o trabalho desenvolvido pelas instituições beneficentes e reafirmou o compromisso dos servidores da SJCDH em humanizar o sistema prisional. “As ações desenvolvidas na unidade têm possibilitado que os internos recebam maior atenção tendo, consequentemente, seus direitos respeitados”, afirmou Ayala.
O evento contou, também, com as presenças de representantes da Pastoral da Criança e da Pastoral Carcerária. Eles reafirmaram a importância de um ambiente mais acolhedor e seguro para as mães e os bebês. Além disso, ressaltaram que os valores cristãos devem ser mais cultivados por todos na unidade. “Que este berçário seja um sinal de vida nova e que estas crianças cresçam de forma saudável”, afirmou o padre Filip Chomheecke.
Berçário
As doações vão ampliar o conforto para os recém-nascidos, filhos de mulheres que cumprem pena. O berçário, inaugurado em março de 2010, possui um banheira com sistema de controle de temperatura (própria para bebês), trocador de roupas, persianas, além de uma decoração acolhedora. O local abriga, até então, três bebês, sendo um menino e duas meninas. A interna Rosana Araújo elogiou o novo espaço. “Gostei muito do local. Nossos filhos precisavam de um lugar como esse”, afirmou.

Nenhum comentário: