Venho saudar entusiasticamente a todos os presentes à cerimônia de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares ao Secretário Municipal da Reparação, o sociólogo e educador Ailton Ferreira. Homenagem que lhe chega pelas mãos do Excelentíssimo Senhor Vereador Laudelino Conceição, sensível à importância de se reconhecer o valor da atuação política e social daqueles ligados às lutas pela igualdade racial em nosso país.
Lamento sinceramente não poder estar presente a esta solenidade, mas venho através desta mensagem tornar público meu mais sincero contentamento com a homenagem feita, no âmbito da Câmara Municipal de Salvador, a este valoroso profissional, que tem no currículo vasto rol de trabalhos reconhecidamente importantes voltados para a população negra. Segmento da sociedade no qual são visíveis e históricas as necessidades de reparação de direitos e oportunidades, assim como de dignificação de sua presença e atuação na construção da nação brasileira. A esta missão Ailton Ferreira vem dedicando esforços e múltiplas competências ao longo de toda a sua vida.
A luta por reparação de oportunidades e direitos das populações negras vem se intensificando no âmbito do Estado Nacional brasileiro, quer nas esferas federais, estaduais ou municipais. A existência da Semur, neste município, é exemplo deste avanço inegável. Trata-se, também é bom lembrar, de uma batalha referendada pela atuação dos movimentos sociais negros. Os mesmos que, há décadas, vêm conscientizando a nação sobre o racismo e o preconceito raciais existentes no Brasil. Problemas que continuam, em pleno século XXI, mantendo o fosso aberto pelo passado escravista, entre negros e não negros, no que se refere às condições de cidadania usufruídas pelo povo brasileiro.
É verdade corrente que o Brasil, mesmo tendo findado formalmente seu passado escravista, com a promulgação, em 1888, da Lei Áurea, não conseguiu ainda saldar a dívida histórica com os descendentes dos homens e mulheres africanos feitos cativos ao longo de mais de três séculos. Isto porque, aos cerca de um milhão de escravos libertos naquela ocasião, assim como a seus descendentes, não foram nem vem sendo asseguradas garantias que os livrassem das amarras econômicas, sociais e políticas que continuam a caracterizar a existência de negras e negros brasileiros até hoje.
Entretanto, em momentos como este, em que se faz a entrega, pelas mãos do vereador Lau, da medalha Zumbi dos Palmares, ao secretário Ailton Ferreira, reafirmamos nossa certeza de que a luta pela superação das desigualdades raciais neste país, não só vem avançando, como também vem sendo conduzida por boas mãos. E isso fortalece nossa certeza e nosso ânimo! Cidadão de valor, com formação acadêmica e atuação política e educacional voltadas para esta honrosa missão, o secretário Ailton Ferreira nos dignifica a todos, homens públicos desta nação que, por ser multiétnica, é rica e original. E deve, portanto, assegurar a todos os seus filhos, independente de sua identidade étnico-racial, iguais oportunidades de, não só superar o passado, mas também de usufruir de um presente e de um futuro em que lhes serão garantidos, democraticamente, os mesmos direitos à realização e à felicidade.
Desejo uma ótima cerimônia a vocês e envio abraços a todos, em especial a Ailton Ferreira e a Laudelino Conceição!
Brasília, 17 de agosto de 2010.
Eloi Ferreira de Araujo
Ministro Chefe de Estado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário