terça-feira, 31 de agosto de 2010

Medalha Zumbi dos Palmares a Ailton Ferreira

“A minha tarefa como homem negro não termina quando ultrapasso as portas das casas de governo e órgãos do Estado”. A frase proferida pelo secretário municipal da Reparação, Ailton dos Santos Ferreira, demonstra sua luta pela redução das desigualdades raciais e o respeito pela diversidade, atuação que lhe rendeu a Medalha Zumbi dos Palmares, em sessão especial na Câmara Municipal, na noite de terça-feira (17).
Requerente da solenidade, o vereador Laudelino Conceição, Lau (PSB), destacou que, ao recuperar o ideário de Zumbi dos Palmares com a entrega da honraria, “buscamos nos libertar do jugo da desigualdade, do massacre da falta de oportunidades, da indecência da falta de efetivação de políticas de inserção”.
Para o vereador, a militância e coerência de Ailton fazem-no merecedor do respeito das lideranças dos movimentos sociais, dos intelectuais, dos religiosos de todas as matizes e do movimento negro. O chefe de gabinete da prefeitura, Leonel Leal, endossou o elogio. “A homenagem é resultado do trabalho que ele vem desenvolvendo e da causa que promove no dia a dia. O período de militância e a atividade à frente da Secretaria mais que o qualificam a receber esta premiação”.
Em meio a agradecimentos a colegas de trabalho, amigos e familiares, “afinal, ninguém é secretário sozinho”, Ailton Ferreira aproveitou para fazer uma crítica à alta mortalidade de jovens negros de bairros populares. “Vivemos em uma sociedade em crise aguda. Devemos construir uma vida digna para esses meninos. Gestores, militantes, estudantes, todos devem ter um compromisso suprapartidário com a causa”, reforçou.
Em vídeo exibido durante a solenidade, o prefeito João Henrique agradeceu a Ailton Ferreira pelo trabalho que tem realizado na Prefeitura e pela firmeza de convicções e princípios. Diante do grande número de autoridades presentes e de mensagens enviadas à Câmara parabenizando o homenageado, o presidente da sessão, vereador Orlando Palhinha (PSB), admitiu: “Nunca trabalhei tanto em uma solenidade para registrar figuras ilustres”.
Na mesa, além do chefe de gabinete Leonel Leal e dos vereadores Lau e Palhinha, estavam presentes a secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, Luiza Bairros; a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil e presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial Nacional, Sílvia Cerqueira; o historiador e professor Jaime Sodré; e o prior da Igreja do Rosário dos Pretos, Júlio César Soares da Silva.
Também prestigiaram o evento os vereadores Pedrinho Pepê (PMDB), Moisés Rocha (PT), TC Mustafa (PTdoB), Marta Rodrigues (PT), Olívia Santana (PCdoB) e Leo Kret (PR). O coral do Sebrae – Bahia, regido pelo maestro Dilton César, e Negra Jhô homenagearam Aílton Ferreira com suas apresentações musicais.

Currículo

Ailton Ferreira morou no bairro da Liberdade até os 16 anos, quando se mudou com a família para a Fazenda Grande do Retiro. Trabalhou no Pólo Petroquímico de Camaçari e Coelba. Fundou a Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs) e presidiu o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), onde desenvolveu um trabalho em favor da cultura da paz e do diálogo interreligioso. Também atuou como subsecretário municipal para Assuntos de Descentralização Regional.
É sociólogo e educador, especializado em Comunicação, Mobilização e Cidadania, e em Gestão do Terceiro Setor com ênfase nas organizações do movimento negro.
FONTE: Câmara Municipal de Salvador

Nenhum comentário: