Durante o I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992, o dia 25 de julho foi instituído como marco internacional da luta e resistência da mulher negra. O Prefeito João Henrique de Barradas Carneiro, em 2008, instituiu o dia 25 de julho como o Dia Municipal da Mulher Negra, através da Lei 7.440/2008 em 17 de abril de 2008.
As mulheres, principalmente, as negras, possuem os menores salários e ocupam funções consideradas de baixo prestígio social. Esta situação a que são submetidas reforça uma condição de preconceito e inferioridade. Isto mostra como é difícil a mobilidade ascensional da mulher negra, especialmente na conquista de um emprego digno.
Entretanto esse público tem resistido a todos esses obstáculos, rompendo barreiras e quebrando estereótipos que são impostos por uma sociedade racista e sexista, conquistando, assim, cargos de maior qualificação e ascensão social. É justa e necessária, então, a realização de uma atividade que eleve sua auto-estima, que reafirme sua beleza e reconheça sua luta como forma de estimular e valorizar suas conquistas.
Por este motivo, a Secretaria Municipal da Reparação - SEMUR propõe uma ação de comemoração anual ao dia Municipal da Mulher Negra, em 2010, terá como denominação “Prêmio Edialêda Salgado” e tema “MULHER NEGRA: EMPODERAMENTO E AUTO ESTIMA”. Desta forma, solicitamos que o Gestor de cada órgão/instituição municipal eleja e nos envie o nome de uma Servidora de carreira que esteja ocupando cargo comissionado, que se auto - declare negra, para ser homenageada pelo Dia Municipal da Mulher Negra.
Acesse o site http://www.mulhernegra.salvador.ba.gov.br/. Votem e elejam mulheres negras de Salvador que merecem ser homenageadas.
A cerimônia de entrega do Troféu Dra. Edialêda Salgado será entregue no dia 30 de julho às 08h no Auditório do Conselho Estadual de Cultura, ao lado do Palácio da Aclamação no Campo Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário